Topo

Blog do Mauro Beting

Gatunagem tem mais de 7 vidas 

Mauro Beting

24/01/2017 17h10

Que se perca pelos nomes o inominável gatuno que roubou o sonho dos colegas de Paulista, da torcida de Jundiaí que levou mais de 7 mil por jogo na Copa SP. O TJD paulista puniu o atleta e o clube como deveriam. Mas passou da hora de a Fifa entrar de sola nos adulteradores de idade. 

O crime não é só de quem aceita o inaceitável. Sei que tem a dificuldade da vida. A tentação. A má orientação tabelando com a má-fé. Mas desde o primeiro ano e de vida de qualquer pessoa que ela sabe a idade, sabe elevar um dedidinho. E ela também sabe que não pode mentir. Não pode tirar um lugar num time sub e numa seleção sub de um atleta regular. Não pode abusar do corpo melhor definido para ganhar indevida vantagem. 

Não é fácil. Até por haver preconceito. Tem galalau com 14 anos que parece ter 21. E tem moleque de 23 que diz ter 21 e que parece ter apenas 17. Tem de tudo. E já teve demais no Brasil. Já ganhamos um Mundial Sub-20 em 2003 com um felino de cinco anos tungados. Esses times tunados já nos deram muito. E ainda insistimos em achar que só na África fabricam times e certidões. 

É muito séria a questão. Não deve ser banido o atleta que rouba a idade. Mas uma pena alternativa seria interessante. Tipo: gatunou três anos na idade? Três anos suspenso. Um ano roubado? Um ano parado. 

O que não pode é achar tudo feio e entender que é só um caso. Acaso. É nada.  Tem mais gato nesse balaio. 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting