Topo

Blog do Mauro Beting

Dando um Conselho ao Palmeiras...

Mauro Beting

07/03/2017 08h58

Se Conselho fosse bom, diz o ditado, era vendido, em vez de dado. 
No futebol, normalmente, ele é mais vendido que dado a quem pagar mais. 

O Conselho Deliberativo do Palmeiras, por ampla e esperada maioria, aprovou a votação expressiva para eleição da dona das empresas que pagam demais pela camisa do clube, e ainda pagam mais para trazer reforços para o campeão brasileiro. 

Leila Pereira não apresentou (como outros sete casos anteriores na história) documentos que provassem que é conselheira benemérita desde 1996. Logo, elegível. 1996 de campanha espetacular no primeiro semestre dentro de campo, na época das vacas gordas da Parmalat. 1996 em que o Conselho ampliou de modo legal (mas não legítimo) o mandato de Mustafá Contursi, que quebrou o acerto que tinha com Seraphim Del Grande (eleito agora presidente do Conselho). Mustafá que segue sendo o maior armador da história do clube. Mais que o Divino. Embora seja o oposto em seus campos. 

1996 de grandes acertos e graves erros que levariam aos piores anos do clube tempos depois. 

Que em 2017 não se repita a história como tragédia lá pra frente. Que Crefisa e FAM sigam ajudando demais o clube. Como o grande capitão Adalberto Mendes, também um vascaíno convertido palmeirense, e que hoje dá nome ao centro de excelência que também é Crefisa. Quem levou a bandeira do clube que morreu líder como Palestra para nascer campeão como Palmeiras, na Arrancada Heróica de 1942. Quando o Palmeiras venceu parte da imprensa que adora detestar o clube. Passando atestado de torcida única contra. Perdendo até a razão quando tem, por mania de perseguição besta a quem vence. Achando que só no Palmeiras o patrocinador aspira à presidência. Como se a Kalunga no Corinthians e a Unimed no Fluminense tivessem sido diferentes. 

Além de vencer quem quer se vender, o Palmeiras tem que golear quem só o quer ver perdendo. 
Os patrocinadores do Palmeiras são cada vez mais parceiros. E isso incomoda muita gente. Só não podem perder o espírito de porco e alma de periquito por vaidade de pavão. 

Os conselheiros do Palmeiras lembrem sempre que a Sociedade Esportiva precisa ser tão esportiva quanto sociedade. Precisa tanto de bola quanto da bolada dos parças na praça esportiva e nos preços caros do negócio do futebol (cada vez mais negócio e nem tanto futebol). Mas que precisa sempre ser mais Palmeiras quem defende a nossa Sociedade Esportiva. 

Só assinar embaixo tudo que faz quem assina o cheque é colocar em choque a autonomia de quem fez as melhores parcerias da história do futebol brasileiro. Mas quase sempre teve os piores relacionamentos possíveis com quem jogou junto. Independente da jogada. 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting