Topo

Blog do Mauro Beting

Felipe Melo. Arme-o ou deixe-o. 

Mauro Beting

29/07/2017 17h17

Um dos maiores camisas 9 da história do Palmeiras foi afastado por quase seis meses por Nelsinho, pai do treinador Eduardo Baptista, em março de 1992. Além de Evair, o ótimo Jorginho, o zagueiro Andrei e o goleiro Ivan também foram obrigados a treinar em separado. "Questão técnicas" foi o motivo bizarro. Nenhum deles foi por isso, já se sabia desde então. O que era pior. 
Ainda pior foi o Palmeiras pastando no início da Era Parmalat sem centroavante por conta disso. Evair jogava na várzea de Crisólia enquanto o time de Nelsinho estava em crise até a demissão dele, em agosto de 1992. Assumiu Otacílio Goncalves e Evair voltou em dias para, 10 meses depois, ser o camisa 9 que acabou com 16 anos de jejum do Palmeiras. Goleando na final o Corinthians. De Nelsinho. 

Felipe Melo não é Evair. Não poderá ser. Não seria. Mas jogou bem para a galera enquanto falou mais pela boca que pela bola. Sabe jogar. Joga bem demais nas redes sociais e nas entrevistas "com responsabilidade" (aspas dele e também minhas). Quando a personagem baixava a bola, também sabia jogar. Organizar uma saída de bola. Criar espaços com passes quebra-linhas. Proteger a defesa como sabia se defender – ou atacar os rivais. 

Fará falta. Mais o emblema que o volante. Mais a vontade dele do que estivesse à vontade com o novo treinador. Cuca não curte o volante. Acha pesado para a característica de jogo dele de encaixes individuais que exigem demais fisicamente. Não bateu com a figura. Não tolerou as cornetadas internas. Afastou quem não o agrada. E quem tinha potencial para desagregar fora de campo. 

Faz parte do combo FM. Arme-o ou deixe-o. Uma pena para um torcedor que gosta do tipo (independente do clube). Uma lástima para um clube rico mas empobrecido tecnicamente. Um desafio ainda maior para um treinador que precisa ser mais defendido pela direção do clube. 

O Palmeiras ama viver em crise. Precisa sobreviver a ela. Até porque o jogo mesmo é 9 de agosto, a volta que pode ser sem retorno contra o Barcelona. 
Com todo o respeito ao Avaí que se recupera na tabela, o Palmeiras adiou o jogo de hoje para depois de 9 de agosto. Ainda não sabe se perdeu ou se venceu. Só que perdeu a ousadura. 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting