Topo

Blog do Mauro Beting

O maior minuto de silêncio da história do Maracanã.

Mauro Beting

06/08/2017 14h11

No Maracanã, vaia-se até minuto de silêncio e mulher nua. RODRIGUES, NELSON

O maior tricolor, o dramaturgo Nelson Rodrigues, não enxergava bem. Mas sentia e ouvia demais. E nunca ouviu desde 1950, e não se ouviu nem no gol de Ghiggia então, os 61 segundos de absoluto silêncio no primeiro minuto de silêncio que durou mais de um minuto e foi de silêncio absoluto no Maior do Mundo. Como é a dor de Abel sem João.

Eu nunca ouvi no Brasil um minuto de tamanho silêncio. O mesmo que Abel há uma semana ouve sem o barulho da porta de casa quando chegava João. Ainda bem que Abelão sabe que o Brasil o abraça como foi no Recife, como foi no Maracanã, e pelo seu Fluminense. Abraço mais do que silencioso. Respeitoso.

Já ouvimos de tudo em minutos de silêncio. Primeiro que não duram 60 segundos. Segundo que não tem nem silêncio.

Teve tudo isso. Silêncio e minuto. Terá muito disso na vida de Abel e família Braga. É preciso entender e respeitar. É preciso que a manifestação maravilhosa dos tricolores e de várias cores pelo Brasil também se entenda e se estenda não só ao cara legal que é o treinador. Mas também para muitos pais e filhos que merecem respeito e atenção.

O fruto de tudo o que fez Abel em campo e fora dele foi o carinho que se viu. E não se ouviu.

O melhor e maior silêncio da história do Maracanã. A torcida do Flu deu show não pelo barulho que fez. Mas pelo que não fez no minuto sagrado.

Futebol não se ganha no grito. O silêncio é campeão.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting