Topo

Blog do Mauro Beting

Aranha! Ponte Preta 1 x 0 Corinthians.

Mauro Beting

29/10/2017 20h33

Aranha fez talvez sua melhor atuação pela Ponte Preta. E, por tabela, certamente sua melhor partida a favor do ex-clube Palmeiras. Três defesas monumentais (aos 43, a impossível aos 44, e aos 50) garantiram a vitória da Macaca em Campinas. E, pela primeira vez, a chance do atual campeão depender apenas dele para ser bicampeão de um torneio que parecia definido.

E que ainda está mais próximo do Corinthians. Porque o Timão também ainda depende só dele mesmo para ser hepta. O Palmeiras primeiro precisa vencer o Cruzeiro amanhã, no Allianz Parque. Depois tem de vencer o próprio líder. E na casa dele.

Tarefa difícil. Mas possível pela defesa alvinegra que não mais acerta o pé e passo e levou o gol que o ex-corintiano Lucca não fazia havia 14 jogos, num primeiro tempo pobre para uma Ponte que precisava demais da vitória. Contra um Corinthians que mais uma vez jogava como se não estivesse nem aí.

Na segunda etapa, Carille foi ousado. Sacou Gabriel (que mandara bola no travessão na segunda chance do Corinthians) e apostou em Clayson que, de novo, deu mais luz pela esquerda. Fora um contragolpe que Sheik definiu mal, o Corinthians foi melhor.

De fato, criou apenas sete chances em todo jogo. Mas as criadas só não foram gols pela excelência de Aranha. Todas aquelas bolas e lances que o Corinthians marcava no turno, a favor e contra, agora dão errado.

Nos últimos 25 minutos não faltou tanto jogo e vontade. Carille empilhou gente na frente, e quase nada aconteceu. Ao menos mostrou algo mais. Mas pode não ser suficiente. Até pelo aspecto psicológico.

Foi uma vitória para animar a Ponte. E mais um resultado para deixar o campeonato ainda mais aberto. A taça segue em Itaquera. Mas os portões agora estão sem tranca, cadeado, e entreabertos.

Essencial ao Corinthians, dentro do possível, é colocar a cabeça no lugar – como Jô a perdeu no final da partida e não foi devidamente advertido pelo árbitro. É o torcedor seguir apoiando, ainda que desacreditando a cada mau jogo ou mau resultado.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting