Topo

Blog do Mauro Beting

Henrique Ceifador rubro-negro

Mauro Beting

03/02/2018 10h33

Felipe Vizeu é dos poucos da geração dele que não só sabem fazer gols e jogar. Também trabalha bem com os dois pés. Cresceu na Gávea. Tem potencial para ser mais do que é. Mas, como qualquer menino, sonha grande. Pensa Europa. Garante o futuro dos netos. Foi pra Udinese.

Não como Zico, depois de espetaculares 12 anos de Flamengo. Foi como um bom atacante com chance de crescer ainda mais, ganhar uma 9 que já foi 47, foi 25, mas nunca seria nota 10. Nem precisava ser. Vai ganhar boa e merecida nota na Itália. Vai deixar bons cobres nos cofres do Flamengo. E o clube foi atrás de artilheiro caro e raro por estes dias. Um que melhorou bastante tecnicamente. Um que muito provavelmente não jogava a bola de Vizeu quando da idade dele. Mas um atacante que melhorou bastante tecnicamente. Evoluiu. Sabe sair mais da área. Sabe bater pênaltis como não se via desde Evair.

Ceifador ficou caro. Vizeu pode até sair barato. Mas tinha como segurar o que sai? E, uma vez saindo, tinha como não acertar com Ceifador?

Eu teria feito o mesmo. Sei – e o Flamengo sabe ainda mais – como é maravilhoso ter Leandro, Mozer, Júnior, Andrade, Adílio, Tita, Zico e Nunes saindo de sua base para montar o melhor time que vi no Brasil desde 1972. Vi – e ão vi nada melhor na vida em clubes – como é sensacional escalar Valdés, Piqué, Puyol, Busquets, Xavi, Iniesta, Messi e Pedro como o melhor time que veio do mesmo berço. Identidade e entrosamento que ajudaram o Barcelona de Guardiola a ser o que foi, o Flamengo de 1981-82 também conquistar o mundo e os corações até que não são dessas cores.

Mas não é toda hora que se consegue. Por isso Vizeu também saiu, por isso Ceifador era a melhor resposta de mercado.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting