Topo

Blog do Mauro Beting

Time quer Fernandinho, mas Brasil pede Willian

Mauro Beting

01/06/2018 09h04

Renato Augusto foi perdendo intensidade na China. Culpa do futebol que se joga pouco em todos os sentidos por lá. Não dele, dos mais sérios profissionais à disposição de Tite, que conseguiu extrair de Renato em 2015 o seu melhor jogo, um tanto mais atrás. Como já jogou bem com Tite. Como já vinha jogando com Dunga. Como não começará jogando a Copa – já estava na cabeça do treinador. E, sorte nossa, pela cabeça e caráter, Renato é do tipo que aporta soluções. Não tem soluços.

Tite quer um time mais criativo e móvel. Mais ousado com Paulinho dando um pé a Casemiro, mas também chegando à linha de três de criação. Com Willian mais agudo e vertical a partir da direita, Coutinho solto por dentro, Neymar neymarzando a partir da esquerda, e Gabriel Jesus lá na frente.

O time ideal para criar espaços contra rivais fechados – a maioria de nossos rivais na Copa e no mundo.

Mas o time parece preferir a formação mais cautelosa. Nossos solertes colegas de UOL que marcam a Seleção como ela será seguida na Copa, detectam que o time e talvez o grupo (à exceção de Willian, óbvio) preferem Fernandinho no meio.

Com o volante do Manchester City, em ótima fase e mais versátil com Guardiola, Marcelo ganha mais segurança para atacar e criar. Paulinho também pode se soltar mais para pisar na área rival. Casemiro ganha um aliado no combate e até para alternar os avanços. Na frente, Coutinho vai flutuar a partir da direita. Dando o corredor para o lateral que Tite escolher.

Neymar terá ainda mais liberdade para criar e não precisar nada além disso sem a bola. Se não terá companhia mais qualificada para armar, ainda assim pode se bastar.

Por Tite, a formação mais ofensiva seria a utilizada para começo de papo e Copa. Pelo time, pode ser que ele entre mais trancado. Ou menos ofensivo.

Mas o que todos já sabem, e a história conta, é que a partir do terceiro jogo muita coisa pode mudar. Como já contamos outras vezes. E em breve volto ao tema.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting