Topo

Blog do Mauro Beting

Jair Ventura no Corinthians

Mauro Beting

06/09/2018 14h30

Jair Ventura era o Osmar Loss do Botafogo quando Ricardo Gomes foi para o São Paulo no meio do BR-16, deixando o clube na turma do funil. Ele tirou um elenco muito mais limitado do que o que Loss não conseguiu dar jeito e nem jogo e o levou para a Libertadores-17 para ser o mais difícil rival do campeão Grêmio.

Também por isso Jair cogitado em Itaquera já em dezembro daquele mesmo 2016. Não veio. Ficou Carille. Virou história.

A que Ventura não conseguiu fazer no Santos por vários motivos. Também porque a ideia de jogo dele mais reativo, menos ousado, não combina com o DNA santista. Mas sim com o do Corinthians desde a reconstrução em 2008.

A escolha parece mais feliz do que apostar em Levir ou Luxemburgo. Poderia ser Dorival Júnior. Abelão não está disponível para ontem.

Vai com Jair. E pode ir melhor. Tão bem, com esse elenco e pressão, provável que não. Mas ele pode reorganizar a casinha. Pode dar liga. E a quatro jogos da decisão da Copa do Brasil, quem é que sabe?

Eu teria apostado – sem convicção – em Dorival. Mas a escolha corintiana tem lógica. Como também tem a permanência de Loss na comissão técnica. Em 1999 foi semelhante com Oswaldo de Oliveira, que voltou ao cargo para ser campeão paulista, brasileiro e Mundial, em 2000. Em 2017 deu muito certo com o bi paulista e brasileiro de Carille em situação semelhante.

Loss tem tempo. E capacidade. Se terá a chance, só o futuro sabe o que o futebol desconhece.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting