Topo

Blog do Mauro Beting

César garante a festa! Flamengo 1 x 0 Santos.

Mauro Beting

15/11/2018 19h24

ESCREVE GUSTAVO ROMAN

Não foi um bom jogo no Maracanã. Especialmente no primeiro tempo. Com muitos desfalques, as equipes estiveram longe do que podiam apresentar de melhor. O Flamengo com Rodinei na lateral-direita e Pará, todo torto pela esquerda, dependia das jogadas pessoais de Vitinho, que chamava o jogo pra si. Mas finalizava muito mal. Já a estratégia do Santos não funcionou. Com a escalação de Arthur Gomes no meio de campo, um atacante de ofício, o Peixe tinha apenas dois jogadores no setor. E tome ligação direta. A rigor, foram apenas duas chances criadas. Uma pra cada lado. O Rubro-Negro teve muito mais a bola e finalizou mais. Mas não mereceu descer para os vestiários com a vantagem.

A partida melhorou no intervalo. Cuca colocou Jean Mota no lugar de Arthur Gomes. Povoou mais o meio de campo. E subiu de produção. Tanto é que Gabriel Barbosa perdeu uma chance clara, a melhor do jogo, cara a cara com César, o grande personagem do confronto. O Fla só voltou a melhorar quando Berrío e Jean Lucas entraram nas vagas de Rômulo (mais uma vez mal demais e vaiado pelo torcedor) e Vitinho.

E se estava difícil chegar na base do conjunto, do talento, os donos da casa chegaram na base da individualidade. Diego fez ótimo lançamento. Berrío matou a defesa santista ao tocar de primeira e Henrique Dourado, que muito pouco fizera até então, mandou para as redes. Com a vantagem, o Fla ficou com a bola e se fechou, tentando buscar os contra-ataques. Porém, um erro de Léo Duarte quase colocou tudo a perder. O zagueiro tentou sair driblando e foi desarmado por Bruno Henrique. Gabriel ficou com a sobra, invadiu a área e foi tocado pelo próprio Léo Duarte. O árbitro, a princípio, não assinalou a penalidade. Porém, o "vigia" chamou a responsabilidade e mandou o árbitro marcar.

A torcida rubro-negra ficou apreensiva. Afinal, o empate não era um bom resultado. ainda mais no dia em que o clube comemora 123 anos de existência. Mas César garantiu a festa ao defender a cobrança de Gabigol.

Com o resultado, o Peixe fica em situação ainda mais complicada na tentativa de buscar uma vaga no G-6. Já o Flamengo, além de dar ao torcedor a vitória como presente, fica ainda mais próximo de uma vaga direta na principal competição sul-americana de clubes do ano que vem. Ainda que o nível de atuação não tenha agradado. E que as chances de título sejam muito remotas.

ESCREVEU GUSTAVO ROMAN

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting