Topo

Blog do Mauro Beting

Não deve, Arnaldo

Mauro Beting

20/11/2018 18h55

Não pode, Arnaldo.

Eu não queria te ver em campo no Santiago Bernabéu na final de 1982. Porque queria ver o Brasil de Telê. Mas você honrou aquela geração. Como árbitro, apitou uma final de Copa brilhante. No Brasil, como tantos, ainda mais na época, muitas vezes mais mediou do que arbitrou. 

Foi dos melhores da história. Foi dos melhores nas transmissões. Parceria impagável com Galvão Bueno. Companheiro adorável em viagens. Sempre disposto a ajudar e dialogar. Sempre respeitado pelo conhecimento e simpatia. 

A regra não é tão clara como ele popularizou. Isso não pode, Arnaldo. Mas ele foi muito além da superstição das meias em Copas. Foi um ótimo comunicador para simplificar a regra. Aí, sim, ele deixou mais clara. 

Mas ele acabou sendo nesses 28 anos de transmissões globais o porta-voz do xingamento. Na duríssima missão de analista de arbitragem que ninguém gosta, foi detestado pelo público e pelos colegas de jornalismo pelo que precisa interpretar; desprezado pelos colegas de apito que gostariam de vê-lo defendendo mais a categoria. Ou atacando menos os erros deles. 

O analista de arbitragem consegue desagradar gregos e corintianos. Não é culpa deles. Mas Arnaldo conseguiu superar as limitações da função com humor sem pretender ser engraçado. Com carisma sem forçar barra. 

Arnaldo fará muita falta. Daquelas que ele não marcava. Daquelas que ele marcava. Porque ele é assim. Marcante. 

Obrigado pela companhia a trabalho. E pela companhia nas transmissões que todos vemos algumas vezes só pra discordar. 

Mas já concordando que você fará mais falta e teremos mais incorreções que a regra 12. 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting