Topo

Blog do Mauro Beting

É mais feliz quem joga sério

Mauro Beting

15/01/2019 09h07

Rubens Minelli chegou de muleta com o neto Brunno ao vestiário do Allianz Parque para a despedida de Zé Roberto. Aos 90 anos, 50 depois de ser campeão pelo Verdão do Robertão-69.

Na preleção, deu a letra ao Palmeiras de todos os tempos que dirigiu ao lado do velho Dudu: muitos que estavam no estádio não os tinham visto em campo pelo clube. E os que tinham sido felizes por tudo que viram esses senhores fazendo, queriam algo mais desses campeões. Ou ao menos a mesma disposição de sempre.

Minelli quis descontrair. E fez isso mesmo, brincalhão que sempre foi. Mas foi além. E aí tocou os que jogaram e pelo menos um título conquistaram pelo Palmeiras: "Todos que vieram aqui querem nos ver como fomos um dia. Vamos tentar ser hoje o que fomos sempre. Sou vencedor. Todos aqui somos. Quero ganhar. Com a bola vamos jogar. Sem, vamos tentar roubá-la. Mas sempre na bola. Com lealdade. Sem pancada". Ademir da Guia disse que no intervalo trocariam todos os jogadores. Até o treinador. "Tenho que ganhar o primeiro tempo se não perco o emprego", brincou Minelli. Todos riram. Um dos ídolos comentou com o outro. "Ele quer jogo. Não tem festa e nem brincadeira hoje". E foi isso que se viu em campo. Rivaldo correndo como se fosse Rivaldo. Edmundo marcando golaço e fazendo o mesmo. Alex, a mesma história. E que história dele e de todos. E de Minelli orientando aos 90 como se fosse há 50 anos.

Não por acaso ganharam tanto. Porque respeitam o futebol. Porque não tem festa. Tem jogo. Porque brincadeira tem hora. Pra ser feliz é preciso jogar sério.

Um treinador com o espírito e a história de Minelli faz a diferença. Como do outro lado, o dos Amigos do Zé, Luxemburgo fez o mesmo com todos. Com Seedorf que ainda jogaria e correria fácil. Quatro vezes campeão da Europa, correu no sol da manhã de verão como se fosse o menino que é. Com a seriedade profissional que faz diferença. Como Túlio Maravilha que no sábado vai jogar A-3 pelo Taboão, aos 49. Porque há anos virou mais atleta. Ainda alegre, mas fazendo sério.

Esse é o jogo.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting