Topo

Blog do Mauro Beting

Corinthianismo

Mauro Beting

20/02/2019 09h23

Quase todo mundo não gosta de vocês.

Todo mundo não quer ver vocês nem pintados de preto e branco. Todo mundo é "anti" pra vocês. Pra vocês é tudo contra todos e contra tudo mesmo que seja só pra vocês, porque vocês se bastam. Vocês não precisam dos muitos rivais. Vocês só precisam de vocês mesmos. Nem de jogos, casas e títulos.

Vocês só precisam do Corinthians.

Até porque alguns só conseguem mesmo vencer pelo Corinthians numa vida tão sofrida, tão desprezada, tão injusta, tão irascível, tão irracional.

Tão Corinthians.

Aí, sim, todo-poderoso Timão para vencer quem só perde. Ou não ganha.

E o que será que nós sentimos por vocês, de vocês, contra vocês: preconceito? Desprezo? Receio? Medo? Raiva? Inveja? Ciúme?

Como pode um time tão amado ser tão odiado?

Talvez por ser algo além do amor que vocês têm.

Mais que ter amor pelo Timão, vocês têm Corinthians pelo Corinthians.

Deve ser isso. Vocês Corinthians o Corinthians.

Um substantivo que é verbo. Adjetivo. É tudo. Resume todos.

É mais que amor. É Corinthians.

São vocês.

Um bando de loucos.

Uma religião como agora vocês enveloparam e venderam de modo belíssimo na campanha Corinthianismo. Ao mesmo tempo polêmica por natureza, e com algumas imagens além de polêmicas no vídeo promocional muuuuito tocante. Quando mexem demais nos símbolos e ritos religiosos, os limites são superados. As barreiras são quebradas. Toda reação se justifica.

Eu, como católico apostólico romano, e palmeirense, e jornalista esportivo, e diretor de documentários, e curador de museus, e roteirista de vídeos promocionais e até de preleções para atletas, e um monte de coisa que não me deixa mais do que ninguém, mas com algum conhecimento de causa, achei excelente.

Mas entendo e respeito ainda mais quem viu passagens que poderiam ser evitadas por respeito à fé e às crenças.

Mas só não vou compreender mesmo quando se acha um absurdo a comparação entre corinthianismo com qualquer outra religião. E mesmo outras profissões de fé do futebol. Quem não compreende e não respeita isso, ou acha um exagero ou forçação de barra, não entende o que é Corinthians e futebol. Pior. Não entende o que é o amor incondicional.

O mesmo que temos por nosso time e por nossa família.

Comparar o amor que se tem pela família com o de outra é desnecessário. Pela própria, é impossível explicar.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting