Topo

Blog do Mauro Beting

Boas mexidas na regra do jogo

Mauro Beting

05/03/2019 08h58

As mudanças para a metade da temporada nas regras do jogo são interessantes. Sobretudo por minimizar polêmicas e melhorar o nível dos nossos programas de debate futebolístico. Poderemos tentar falar um pouco mais de futebol e menos de algo que entendemos ainda menos.

As mais importantes decisões do Internacional Board:

1.Bola na mão conta como na pelada em gol e lance de gol. Nao será mais analisada a intenção. Qualquer bola que bata no braço ou mão será considerada infração – desde que a ação resulte em gol. Vale apenas para o time atacante.

Gostei. Minimiza polêmicas.

2.Goleiro pode ficar com apenas um pé sobre a linha na cobrança de pênalti.

Melhor. Auxilia na impulsão do goleiro e deixa o páreo mais equilibrado. E, na prática, muitas vezes já se vê isso. Ainda que vá contra o princípio básico da regra de não se beneficiar o infrator, deixa a disputa entre batedor e goleiro mais equilibrada.

3.Em cobranças de falta e tiros de meta, a bola não precisa mais sair da grande área para entrar em jogo.

Melhor. Faz com que o jogo ganhe dinâmica e facilita a saída de bola para que seja menos complicada, com a marcação menos obsessiva.

4. Na barreira, apenas jogadores do time infrator.

Menos polêmica e mais dinâmica nas cobranças.

5.Cartões amarelos e vermelhos para membros da comissão técnica.

Melhor. Facilita a comunicação e a punição.

Outras mexidas na regra são interessantes. Agilizam o jogo e o deixam mais agradável. E menos polêmico.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting