Topo

Blog do Mauro Beting

Respeito e amor

Mauro Beting

07/03/2019 12h18

O pai do belga Lukaku é congolês como o do francês Kimpembe. Mas não foi pela origem sofrida desses filhos da mãe África que esses dois vencedores na bola e na vida se uniram no final da epopeia diabólica e vermelha no Parque dos Príncipes.

Foi pela dor do braço que levou bolada que virou pênalti discutível que derrubou Kimpembe que fez o vitorioso Lukaku o abraçar no consolo do maior vencedor. O que entende a dor. O que conforta e respeita quem perde.

Não é mostrando os ovos, os dedos das mãos, o do meio, o escudo do clube, a orelha pras vaias, o indicador nos lábios pedindo silêncio.

Lukaku apenas pede respeito. Mostra compaixão. Ele que mal sabe o que é isso pelo que apanha. Quando faz os muitos gols que marca ele é o "artilheiro belga". Quando perde os gols que desperdiça ele é o "jogador de origem congolesa". Leia maravilhoso texto dele no PLAYERS' TRIBUNE a respeito sobre a falta de respeito pessoal, profissional, étnico, cultural.

Não só Lukaku precisa ser ainda mais do muito que é. Muitos são destratados assim. Desidratados.

Mas poucos são os vencedores em noite mágica, milagrosa e Manchester que ainda conseguem ser enormes como ele foi.

Não é o futebol que vence mais uma vez. É o respeito que goleia. "Pessoas de bem" não são as que dizem amar mais que as outras, acima de tudo, e acima de todos. Pessoas de bem são as que respeitam todas. Abaixo e acima de tudo.

Não é preciso amar e nem pedir amor que não se ensina. Mas é preciso ensinar respeito que se aprende.

Amar é fácil. Como amar o futebol e o nosso time. Respeitar é mais complexo. Porque é preciso compreender outros credos e cores.

Precisamos nesse mundo mais respeito como o de Lukaku do que o amor pelo jogo.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting