Topo

Blog do Mauro Beting

Tite convoca Copa América. Trocaria quatro nomes.

Mauro Beting

17/05/2019 14h51

Para comentar e cornetar os chamados do treinador é essencial escalar os meus diletos. Seriam esses os meus chamados para a Copa América.

GOLEIROS – Alisson. Ederson. Cássio. Os "europeus" em excelente fase. O "brasileiro" em momento melhor do que em 2018.

LATERAIS-DIREITOS – Daniel Alves ainda não se discute. Experiência de capitão, vontade de ganhar o que não pôde no Mundial em que se lesionou. Militão na reserva. Até por também atuar na zaga e de volante. Versáteis em Copas são essenciais.

ZAGUEIROS – Thiago Silva ainda é o cara. Marquinhos também, igualmente pela versatilidade de atuar como volante e lateral. Dedé merece sempre. E seria minha escolha no lugar de Fagner que tem atuado bem – mas prefiro Militão, mais jovem e versátil. Miranda completa a zaga que também poderia ter Geromel.

LATERAIS-ESQUERDOS – Marcelo não fez grande Copa e teve temporada para esquecer no Real Madrid. Mas talento e tarimba não se desprezam. Ainda mais numa competição no Brasil. Na reserva, sem muita convicção, entre Filipe Luís, Alex Telles e Alex Sandro, todos ótimos nomes, fico com o último. Também por jogar no meio.

VOLANTES. Casemiro. Fabinho (e este brigando pela titularidade com o monstro do Madrid. E também por jogar de lateral e até zagueiro. Melhor e mais versátil que o ótimo Allan).

MEIAS. Arthur. E abro mão de Fernandinho na lista para dar espaço a mais um atacante – até porque Fernandinho é muito cobrado pelos erros que não comete no City, mas foi infeliz em jogos decisivos da Seleção. Militão, Marquinhos, Thiago Silva e até Alex Sandro podem jogar também no meio. Paquetá. Coutinho (momento não é bom. Mas talento e tarimba não se desprezam).

EXTERNOS – Neymar. David Neres. Everton Cebolinha. Vinicius Júnior (precisa de mais cancha, e mostrou no Madrid que não tem jogo difícil pra ele). Ou vou no lugar do madridista com Douglas Costa, que também desequilibra, joga nas duas pontas, mas se lesiona demais? Minha maior dúvida.

ATACANTES – Firmino. Richarlyson (joga melhor na Seleção do que no clube e atua também pelo lado). Gabriel Jesus (quero mais um centroavante, por isso Lucas Moura fica fora, e Jesus também joga pelo lado).

MEU TIME PRA COMEÇAR A TREINAR: Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Marcelo; Fabinho, Artur e Paquetá; Coutinho, Firmino e Neymar. 4-3-3, com Coutinho flutuando a partir da direita (onde melhor atuou com Tite, em 2016-17). Sem a bola, um 4-4-2, com Firmino e Neymar na linha de frente, Coutinho, Fabinho, Artur e Paquetá na linha de 4.

Alternativa tática para essa escalação seria um 4–1-4-1, com Fabinho na cabeça da área, a linha de 4 com Coutinho, Artur, Paquetá e Neymar, Firmino como referência.

Sempre com total liberdade para Neymar. E um pedido para se associar mais à frente com Firmino. Vez e outra até trocando, com o meia-atacante do Liverpool recuando, e Neymar mais próximo do gol.

No frigir das bolas, trocaria apenas quatro nomes: Fagner por Dedé; Filipe Luís por Marcelo; Casemiro por Allan; Fernandinho por Fabinho.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting