Topo

Blog do Mauro Beting

Mulheres do mundo

Mauro Beting

18/06/2019 12h09

Hoje é dia de torcer pelo Brasil no futebol feminino no Mundial da França contra a favorita Itália como se torce pelo Brasil em Copa do Mundo.

Mas, se der a lógica, não se pode jamais cobrar as meninas como se detonam os marmanjos em caso de derrota. Ao menos nisso não podemos equiparar equipes. Comparar atletas. Investimentos. Estruturas. Condições. Pressões.

Nisso não podemos torcer e trabalhar para que sejam iguais ou semelhantes ou compatíveis.

A entrada enfim do Grupo Globo na modalidade ajudou demais. A conscientização e consciência via redes sociais shippou torcida e jogadoras, mais do que o time bastante discutível enquanto seleção a duras penas e bolas montado por Vadão.

Esta Copa é mais um pontapé em direção a um esporte mais visto, revisto, reconhecido, respeitado, pensado e querido.

Mas seja qual for o resultado, e não são as melhores as expectativas nesta Copa, ainda é longo o caminho.

Basta ver o que sofrem as norte-americanas nos EUA onde mulheres desde sempre jogam mais e melhor futebol do que os homens. E ainda assim sofrem para se manterem. Ainda veem o soccer deles com mais condições que o delas. Ainda lutam contra vários preconceitos. Não poucos assédios. Não tanta grana quanto se paga, por exemplo, na Europa.

Não é nada fácil viver do futebol feminino. Não o façamos ainda mais difícil o cobrando como se fosse masculino. Apenas façamos nossa parte que é torcer. E também exigir a quem de direito. E que nem sempre faz direito. Ou nem sempre trabalha direto com o futebol feminino.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting