Topo

Blog do Mauro Beting

Daniel Alves reconstrói o São Paulo

Mauro Beting

07/08/2019 07h59

Leônidas da Silva chegou ao São Paulo em 1942 e parou a cidade e montou a Máquina Tricolor dos anos 40. Zizinho em 1957 não fez isso. Mas deu o Paulista ao clube, com Bela Gutman dando a letra e os números para Vicente Feola montar o Brasil de 1958. Cerezo chegou ao Morumbi campeão da América em 1992 e o deixou bi continental e mundial.

Daniel Alves pode não ser tudo isso. Mas já é mais do que todos em nível pessoal de títulos. Atua numa função menos decisiva, embora possa também jogar mais à frente.

Mas é no exemplo, no papo, na bola, na prática, no discurso, no beijo no escudo, nos pés descalços no Morumbi para mais de 44 mil no frio da noite paulistana, que ele se paga. E não é pouco que se paga. E é muito que ele entrega a um clube apagado por sua direção perdida como os campeonatos.

Só de juntar os ídolos ali presentes na festa apenas para mostrar que ele é mais um deles já não tem preço. Apenas o valor agregado à marca que anda perdida, se perdendo, torrando o que não tem, e torrando o saco de quem não está acostumado a perder tanto.

Ou a não ganhar. O que nem sempre é diferença sutil no futebol.

Jogue na lateral que é só dele ainda no mundo. Tenha Juanfran como reserva ou do outro lado para o liberar ao apoio. Jogue mais à frente com Antony ou ao lado dele no meio. Jogue todas ou apenas as importantes, Daniel Alves resgata o que se viu no Morumbi.

Um torcedor mais confiante. Um são-paulino não soberano, mas vencedor.

O São Paulo não contratou apenas um campeão. Contratou um são-paulino. Hoje não tem sido redundância. Mas pensando e agindo assim, o trajeto para o lugar dele e do Tricolor é menor do que entre Juazeiro e o mundo.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting