Topo

Blog do Mauro Beting

Rei Pelé, Rainha Marta

Mauro Beting

14/09/2019 15h55

Marta merece mais do que um estádio. Em Alagoas, merece mais do que o Estado. No Brasil, mais do que o mundo que ninguém conquistou mais individualmente no futebol.

Mas Pelé merece mais do que o planeta de onde Ele veio.

E ninguém merece ser "desnomeado" de um lugar. Nem João Havelange merecia ser trocado por Nilton Santos no Engenhão.

(Ok, ele merecia).

Mas mudar uma rua da Felicidade por Rua Anitta se justifica. Um nome comum por próprio não causa problema – a não ser aos moradores.

Mas mudar uma história por outra, jamais.

Palavra de um filho cujo pai virou túnel que não tinha nome na Imigrantes. Ponte do Piqueri que agregou o nome dele na capital. E poderia ter virado o nome do meu pai a Turiaçu se a própria família pedisse ao vereador que teve a ideia (que agradecemos para sempre) não tivesse dito que há palmeirenses que mereciam muito mais a homenagem.

Como Palestra Italia merece ainda mais o nome que era da Turiaçu.

Trocar o estádio Rei Pelé por Rainha Marta não me parece a melhor decisão. Mas não apito nada.

Mas a ideia de o estádio se chamar "Rei Pelé, Rainha Marta", por exemplo, me parece justa.

Os dois merecem. Sem desmerecer a rainha da terra e o rei de outro planeta.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting