Topo

Blog do Mauro Beting

A defesa nem sempre precisa de ataque

Mauro Beting

25/10/2019 12h28

Jorge Jesus ajuda demais o Flamengo. E vice-versa, como qualquer relacionamento. Ele soube fazer isso. Não é apenas sorte. Ele se preparou para ser o que o Flamengo precisava. O que o Flamengo queria. O que o flamenguista queria ouvir, ver e sentir.

Abel Braga não se ajudou no Flamengo. Fez escolhas erradas. Outras que deram errado. Se não tinha os quatro cavaleiros do apocalipse da turma do arco-íris que chegaram depois da Copa América, não soube usar o Arrascaeta que ganhou (que também não o ajudou muito no começo). Não queria Gabriel Barbosa. Talvez não quisesse Pablo Marí. Provável que não usasse Gerson mais recuado e brilhando como agora. Arão onde está jogando o melhor futebol na carreira.

Abel tem todo o direito do mundo que foi dele em 2006 para achar o realmente belíssimo Beira-Rio o mais lindo estádio do Brasil. Mas depois de uma derrota do Flamengo dele, no início do BR-19, não era o caso falar. Nem mesmo dizer o óbvio que é o fato de ser "normal" a derrota de qualquer clube para o Inter em Porto Alegre.

Ele não precisava ressaltar isso. A não ser que fosse comentarista. Como não é preciso toda hora o comentário que ressalta que o Flamengo só virou este time espetacular pela saída dele mais do que pela chegada excelente de Jorge Jesus.

Não é preciso levantar a bola do treinador português baixando o porrete no brasileiro. Assim como muitas coisas de Abel na Gávea foram indefensáveis em 2019, igualmente sem defesa é o ataque gratuito a um treinador campeão do mundo – como pode ser também da América e do Brasil o JJ-19.

O brasileiro nestes tristes dias de dicotomia binária não consegue enaltecer sem baixar a marreta. Não consegue defender sem atacar. Nem mesmo quem tão bem ataca quanto defende como Jorge Jesus.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting