Topo

Blog do Mauro Beting

Bayern de Munique 2 x 2 Juventus (4 x 2 na prorrogação)

Mauro Beting

16/03/2016 19h16

PEP GUARDIOLA. O mago, o mito, antes de empatar por 2 a 2 no tempo "normal" de mais um jogo anormal foto: TOBIAS SCHWARZ/AFP/Getty Images)"

Eram 11 atacantes do Bayern em Munique desde o primeiro chute na bola depois do 2 a 2 que a Juve foi arrancar na camisa e no suor em Turim, na partida de ida.

Eram 11 zagueiros da Juve defendendo como 22 Buffons na Allianz Arena que sabia que do outro lado havia a atual vice-campeã da Europa. Maior campeã italiana, atual tetra, e com tocante recuperação na busca do penta nacional. Mas desfalcada de Dybala, Chielini…

E sem Guardiola no banco. O Messi dos treinadores. O mago. O craque. O gênio. O maior reforço do Bayern nos últimos anos. A grande contratação da história do Manchester City.

Fim dos tempos na Baviera. E, na boa, com menos resultados que o esperado para Pep…

Panorama do 1Tempo. (TacticalPad)

Panorama do 1Tempo. (TacticalPad)

Mas algumas ideias ficam.

Entre elas a que acabou de dar no gol do empate. Enquanto eu escrevia a façanha da Juve, Muller empatava na última bola alçada na frente do maior goleiro que vi, enfrentando o maior goleiro destes tempos na meta do Bayern – que fez uma defesa de Neuer (ou de Buffon) na última bola do primeiro tempo… E ainda teve um lance de impedimento mal marcado que acabou prejudicando a Juve, em lance que daria em gol, em outra saída errada do Bayern…

Vidal marcou em cima na última bola e, com pressão alta, retomou-a dos pés de Evra. A bola foi cruzada na área por Coman e Thomas Muller como Gerd (e como Lewandowski) empatou como time alemão. Como tantas vezes as equipes alemãs empatam ou vencem ou se classificam além do fim.

Não é raça. É perseverança. Equilíbrio. Tenacidade. E, principalmente, concentração teutônica.

O time alemão, ainda mais um timaço de Guardiola, joga os 90 minutos com 100% de atenção.

Joga o primeiro como o último minuto. (Embora, é dever dizer, na final de 1999, o Manchester United foi quem virou em cima do próprio Bayern).

Ainda que, agora, o Bayern tenha cedido também um 2 a 0 de vantagem em Turim. Ainda que tenha bobeado no primeiro gol, em falha de Alaba, chegada fora do tempo de Neuer, e oportunismo do grande Pogba. Ainda que tenha sofrido demais no belo gol de Cuadrado, aos 28, em arrancada espetacular de Morata, e come sensacional do colombiano no zagueiro. Ainda que tenha perdido boas chances no final para sair de Munique com um resultado tão histórico quanto esse time e esse clube de Turim.

Mas havia um Bayern para mudar um texto que estava sendo escrito para citar o réquiem da temporada de Guardiola na Alemanha.

Houve uma prorrogação.

Na primeira chegada, mesmo todo desfigurado,  e até com Sturaro em campo, Liechsteiner só não fez o terceiro gol juventino por encarar Neuer. Depois, com o time mais animado articulado e com mais opções, e jogando em casa, o Bayern foi fazendo seu jogo.

O meu sinal caiu. Perdi 5 minutos do jogo. O Bayern, não.

Do banco vieram Coman e Thiago Alcântara (que deveria ter começado o jogo). Deles vieram a virada espetacular – e ainda é pouco para dizer o que foi o jogo antológico.

Histórica como a partida.

Típica como a bola alemã.

Maravilhosa como a atuação da Juventus.

Sensacional como a Liga dos Campeões.

UEFA CHAMPIONS LEAGUE Bayern de Munique 4 x 2 Bayern de Munique_POSICIONAMENTO 2TEMPO

2Tempo foi de pressão bávara que, de tanto insistir, marcou os gols necessário e levou para a prorrogação. Entradas de Sturaro e Mandzukic não deram a mesma dinâmica e intensidade de Khedira e Morata. (TacticalPad)

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting