Topo

Blog do Mauro Beting

Fla-Flu no Pacaembu. O mais charmoso clássico e estádio

Mauro Beting

18/03/2016 16h07

Por MILTON TRAJANO

Por MILTON TRAJANO

 

7 de julho de 1912. O primeiro Flamengo x Fluminense depois do time de futebol do Flu (nove atletas) deixar o clube tricolor e fundar o departamento de futebol do Fla – e 13 anos antes do clássico virar Fla-Flu na definição de Mário Filho, que era Fla, irmão mais velho de Nelson Rodrigues, que era Flu.

 

 

No antigo estádio tricolor nas Laranjeiras, na rua Guanabara, deu Fluminense no primeiro clássico. 3 a 2.

 

"Os Irmãos Karamazov" do futebol, outra definição de quem disse que o "Fla-Flu começou 40 minutos antes do nada" – Nelson Rodrigues, já fizeram muito juntos. Farão mais um capítulo agora, no Pacaembu (o segundo clássico entre eles no estádio, o primeiro desde 1942).

 

O mais charmoso clássico brasileiro pela segunda vez no mais charmoso estádio brasileiro.

 

Discutível a frase acima?

 

Claro que é. É apenas opinião pessoal (e preciso ser redundante que esta semana me cobraram a respeito de que a minha opinião era "pessoal"…).

 

Mas Fla-Flus, né Lamartino, são ai, Jesus.

 

E todos os outros profetas, deuses, santos, semideuses, pagãos, ateus.

 

Fla-Flu não cabe no Pacaembu. Nem no Maracanã.

 

Fla-Flu é tão grande que nem erros administrativos maculam.

 

Fla-Flu é um jogo que transborda o Rio.

 

Público paulistano, vá ao Fla-Flu.

 

Quem vai ganhar eu não sei, embora eu ache que o Fla vá ganhar mais coisas que o Flu em 2016.

 

Mas eu sei que quem for vai ganhar uma tarde linda de algo além do futebol.

 

Para além dos 40 minutos depois de tudo.

 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting