Em dia de festa do Divino, o gol tinha de ser de Dudu. O Dérbi dos diabos
Ademir da Guia faz 74 anos hoje. O Divino, o maior craque em 101 anos de Palmeiras. Filho do Divino Mestre Domingos, o maior zagueiro em 105 anos de Corinthians.
Quem melhor defendeu a meta alvinegra é pai de quem melhor jogou com a camisa alviverde.
O maior treinador da história dos dois clubes é o mesmo. Oswaldo Brandão.
O Palmeiras não vive sem o Corinthians e o Corinthians não vive sem o Palmeiras.
Mas em Guarulhos, no Braz, em São Miguel Paulista, muito longe do Pacaembu, "torcedores" dos dois clubes se pegaram a tapa, a soco, a tiros na manhã triste.
E quem não tinha nada a ver com a história levou um tiro no peito. No coração.
História do Dérbi que não tem a ver com morte. Assassinato.
Uma história divina de todos os Domingos do Corinthians, mesmo sendo único o que Da Guia. Uma história divina como Ademir de todos os Palmeiras.
O filho do Divino merecia um Dérbi tecnicamente melhor, e um clássico com a bandeira branca hasteada. Mas ele mereceu, na festa do Divino, um gol de Dudu. E com o "Leivinha Mode" ON, nas palavras do publicitário Atila Francucci.
Justo no aniversário de 74 anos. 1974. O ano em que mais reinou no Dérbi. Comandou a Segunda Academia na vitória contra o Corinthians no SP-74, no Morumbi. Ademir que encerraria a carreira perdendo um Dérbi em 1977, 25 dias antes de o Timão voltar a ser o campeão dos campeões com Basílio.
Ademir que só voltaria ao Morumbi depois daquele setembro de 1977 em 12 de junho de 1993. O Dia da Paixão Palmeirense. Com as mesmas meias brancas do Dérbi de abril de 2016
Dia em que já havia a violência que hoje desgraçou uma vida que nada tinha a ver com a briga entre "corintianos" e "palmeirenses".
Tarde em que o Palmeiras foi melhor no primeiro tempo, repetindo o 4-4-2 dos 3 a 0 no Rio Claro, com Alecsandro um pouco mais atrás. O Corinthians enfim pôde escalar todos os titulares, mas com Elias meia bomba. Na segunda etapa, o Palmeiras seguiu muito bem, e só não abriu o placar por Cássio ser o que é: enorme.
Mas Tite tem um time mais encorpado, entrosado, e perigoso – mesmo insistindo tanto com Guilherme numa função que ele não sabe fazer. Tanto que ganhou um pênalti infantil no único erro de Thiago Martins. Pênalti muito bem batido por Lucca, e ainda melhor defendido pelo servo de Deus Fernando Prass. O décimo dele pelo Verdão.
Na sequência, enquanto o palmeirense respirava aliviado, Dudu subiu do baixo do seu 1m67 e ganhou dos 5 quilômetros de Cássio (que mais uma vez saiu mal). O gol do chapéu que ele disse que tiraria e tirou o boné do meu colega de Jovem Pan e UOL Wanderley Nogueira. O gol que, desta vez, caiu do céu, em posição bastante discutível de impedimento, e acabou com o tabu de 19 anos sem vitórias verdes no Dérbi no Pacaembu.
Indiscutível é que o Palmeiras foi melhor e merecia ter a sorte que teve, e que pode mudar a história que parecia perdida na Libertadores (como tudo pareceu nublar na cobrança de Lucca). Indiscutível é que o Corinthians segue muito forte.
E o que o Palmeiras voltou a pensar, a trabalhar, a jogar, e a se superar como Palmeiras, correndo como Palmeiras, e quase ampliando com Gabriel Jesus impedido tirando uma bola que iria para fora de Dudu.
Grande vitória do time do filho do Divino contra a equipe do pai do Divino.
Como é de Deus a vida que algumas bestas do apocalipse e da porradaria insistem em não saber que, na bola da vida, alguém precisa perder para alguém vencer. Mas ninguém precisa tirar a vida de ninguém e a paz de todos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.