PUBLICIDADE
Topo

Blog do Mauro Beting

Institucionalizaram a intolerância nos estádios 

Mauro Beting

04/04/2016 20h58

Torcida única num campo de futebol em dia de clássico minimiza a violência nos estádios, proximidades, no metrô, nos ônibus, nas ruas, na cidade, até no Estado.

Pode diminuir estatisticamente a barbárie.
Mas não educa. Não erradica. Apenas radicaliza.
Que torcedor a gente vai ver no estádio se ele não sabe que existe outra cor? Que cidadão a gente vai criar se ele não entende que existe gente que pensa diferente (como já estamos infelizmente desaprendendo nas ruas)?
Pode, num primeiro momento, arrumar a casa.

 
Mas, num segundo, desestabiliza qualquer lar.
Facções e milícias tomaram de assalto arquibancadas e ruas, mais bancadas contra arquirrivais. Transformar os transtornados estádios em guetos intolerantes é institucionalizar a intolerância.
Por absoluta falência – mais uma – das autoridades.
Não que eu saiba o que fazer.
Mas quem é pago para tanto, por vezes, parece saber ainda menos.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting