Topo

Blog do Mauro Beting

Palmeiras 4 x 0 Atlético Paranaense

Mauro Beting

14/05/2016 18h17

  

 Vagner, João Pedro, Fabiano, Zé Roberto, Arouca, Gabriel, Moisés, Erik, Luan, Rafael Marques e Alecsandro. O banco do Palmeiras na excelente estreia contra o bom campeão paranaense seria titular em muitos dos maus anos recentes palmeirenses. Quando alguns dos titulares hoje nem banco seriam.

 

"Empolgou" – como no meme do Globo Esporte que viralizou naquele pavoroso segundo semestre de 2014, quando o Palmeiras só não caiu ao arrancar empate contra esse mesmo Furacão, no Allianz Parque? Sim, empolgou, e vai, provavelmente, seguir assim até o final. Até mais do que em 2009, quando lesões e um elenco reduzido fizeram o Palmeiras de Muricy cair pela tabela e perder um título que parecia dele. Em 2016, o time de Cuca parece que vai lutar pelo eneacampeonato brasileiro até o fim.

 

Tchê Tchê começou como lateral e, a partir dos 12, virou segundo volante do 4-2-3-1, para não dizer que foi mesmo muito mais um segundo armador ao lado de Cleiton Xavier, com Róger Guedes e Gabriel Jesus como pontas, e Barrios um centroavante móvel e dinâmico como ainda não tinha visto, em um 4-3-3. Poucas vezes vi em tempos recentes uma partida tão boa na estreia. E um Palmeiras começar tão bem um campeonato. E com perspectiva de ir assim até o fim. Thiago Martins foi mais uma vez bem, e com Mina a defesa será ainda melhor, sobretudo na bola aérea. Jean foi bem de novo como lateral, e Egídio volta a ser um lateral confiável. A equipe trocou a bola em passes de qualidade e em quantidade que há anos não se via no Palmeiras.

 

Matheus Salles protegeu bem a zaga, os erros individuais e estruturais foram menores, e o Palmeiras acertou um jogo e um placar inimaginável por tudo que não vinha acertando. Mas compreensível pelas falhas defensivas do Atlético no segundo tempo. Os ótimos Otávio e Jadson mais bateram que jogaram, Leo foi expulso em lance cavado por Gabriel Jesus, e a boa turma da frente ficou largada.

 

Partida para o Atlético esquecer. É time de primeira página da tabela. Jogo para o Palmeiras lembrar em um ano que promete.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting