O capitão do Brasil
Capitão não é necessariamente o craque do time. Nem mesmo o maior líder. HNo Brasil-58 de Didi, Pelé, Garrincha e Nilton Santos, quem ergueu o primeiro caneco era o menos técnico dos 11. Mas o mais líder entre Zito, Didi e Nilton Santos. O grande Bellini.
No Brasil bi em 1962, Mauro era dos mais técnicos. Mas não tão genial como foi Garrincha e outros companheiros de 1958.
No tri, a liderança técnica era de Pelé. Rivellino e Tostão eram geniais. Jairzinho jogou demais. Clodoaldo era um monstro. Gerson falava e jogava muito. Mas capitão mesmo foi o capita Carlos Alberto. Craque como Mauro. Mas não o principal do melhor Brasil.
No tetra de Romário e Bebeto, Dunga foi muito importante. E, sem Raí, foi o líder natural. No berro. Métodos discutiveis. Mas inegavelmente um líder. E um exemplo aos atletas.
Como Cafu no penta, em 2002. Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho jogaram mais. Emerson era o capitão de Felipão. Mas quem mais atuou pela Seleção simboliza melhor a conquista.
Em 2016, com Dunga, Neymar foi único. Em nenhuma das cinco conquistas o craque do time foi o capitão. Não que não possa. Não é isso. Mas é raro. E parece ser mais um fardo para ele.
Alguns atletas amam a tarja mais que a farda. Maradona, por exemplo, sonhava ser o que foi a partir de 1983, com Bilardo. El Capitán. Motivo maior da briga entre ele e Passarella, quem levantou o caneco argentino, em 1978.
Tarja que também atritou Thiago Silva com Dunga. Braçadeira que não deve ser problema para Tite. Ele resolveu na boa no Corinthians, com todizio de capitães. Algo que ele pode repetir na Seleção. Desde que jogue franco como sempre.
Pode e deve começar com Neymar. Mas jogando aberto com ele. E com os companheiros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.