Messiânico Maradona
Messi fez isso na semifinal da Copa América Centenário.
Foi o segundo gol da Argentina. O gol que fez de Messi o maior artilheiro albiceleste, em 21 de junho de 2016.
Foi o segundo gol da Argentina. O gol que fez de Maradona o artilheiro do mais lindo gol das Copas, em 22 de junho 1986.
Não quero – agora – comparar mitos. Os maiores jogadores que vi neste planeta – Pelé é de outro, admitamos, brasileiros.
Mas Maradona, para os argentinos, ainda é mais que Messi por ter feito aquele gol, naquela Copa, contra aquele adversário.
A Inglaterra que, quatro anos antes, em 1982, "matava argentinos como passarinhos", nas palavras de Maradona, na Guerra das Malvinas que seguiram Falklands.
Diego que fizera com a mão o primeiro gol contra os ingleses, naquelas quartas-de-final. "Como se eu estivesse roubando a carteira dos ingleses", nas palavras dele.
Diego que, aos 9min27s do segundo tempo, recebeu a bola de Enrique, no meio-campo. Onze segundos depois, 12 toques na bola, cinco fintas, ao menos uma desaceleração, e já são 30 anos do gol dos 153 anos de futebol.
"Eu queria botar a sequência de fotos desse gol sobre a minha cama. Mais duas imagens das minhas filhas, e a inscrição: o melhor de minha vida".
E também a de muitos.
Melhor ler o relato de Victor Hugo Morales, o Galvón Bueno argentino, na narração do gol. Está no meu livro AS MELHORES SELEÇÕES ESTRANGEIRAS DE TODOS OS TEMPOS, da Editora Contexto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.