Topo

Blog do Mauro Beting

Mantenha distância: imprensa!

Mauro Beting

06/07/2016 09h05

Uma conversa de um treinador com amigo não falando nada além do que se brinca com um amigo vira "motivação" e "explicação" pela vitória do rival pelo áudio vazado pelo "amigo". 

Dois convidados "conduzidos coercitivamente" por quem paga muito pelo futebol – e tem mesmo direito a fazer muitas coisas pela parceria com os clubes – conversam fora do ar. Nada demais o que falam. E o papo entre eles é divulgado pelos "parceiros" de direitos. E também deveria ser de deveres. 

Também não tem nada demais o que foi falado. Mas qual o respeito mínimo à privacidade do convidado? Quem garante a partir de agora que tudo que é falado FORA DO AR não possa ser oficialmente "vazado" pelo próprio veículo de comunicação que abre seu microfone que tinha de estar fechado?  Aliás, é ainda pior não terem falado "nada importante". Mais um motivo para não veicular. Era ainda menos notícia.  

A emissora ao menos teve a humildade de se desculpar com as partes envolvidas. Ainda que depois de algumas horas. Mas vale a correção. Não poderia esperar algo diferente. Embora, cada vez mais, a sessão de ERRAMOS da mídia ganhe mais espaço. 

Não fosse isso, a partir de agora estaria liberado o uso de câmeras nos banheiros das emissoras. A imprensa não precisa mais avisar que declaração é em off, que não será publicada, ou que a fonte será resguardada. 

O Big Brother não é mais depois da novela das 9. É depois do jogo das 8. É em qualquer hora. O desrespeito e a sacanagem não precisam de edredom para cobrir nossas vergonhas em nome de uma "cobertura jornalística" (SIC). 

O que mais temia tem acontecido além da conta em quase todos os veículos, inclusive nos quais eu trabalho: antes mesmo de serem pessoas, alguns colegas preferem ser jornalistas. Por isso cada vez menos jornalistas são respeitados como pessoas. 

As "notícias" não vazam. Nós é que estamos vazando tudo pela latrina. 

Viva o Fuxico Prize! De tanto usar OFF periga nosso microfone não estar mais em ON. 

Vou usar um adesivo no meu carro: MANTENHA DISTÂNCIA: IMPRENSA

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting