Topo

Blog do Mauro Beting

Palmeiras X Flamengo. Não tem jogo inesquecível. Tem futebol. O menino que torce não envelhece.

Mauro Beting

16/09/2016 11h20

Veja o pequeno gigante palmeirense vendo o ídolo que não jogava. TV PALMEIRAS

– É o Fernando Prass!
O boné maior que a nossa paixão não conseguiu esconder a emoção do menino que não sabemos o nome. Mas você pode chamar de você. Como vou chamá-lo de eu.
Ele sofreu com o empate. Com a dúvida da escalação de Gabriel Jesus. Algumas escolhas do Cuca. Com a desatenção no gol do ex-Patrick. As dúvidas até o empate. Com a certeza que baixaria um Euller classe-99 na virada no final. Com o empate com gosto de empate. Com a liderança com gosto de ponta. Com a certeza de que segue tudo incerto. Mas a confiança do que a gente acha mesmo e só dizemos pro travesseiro. E ainda batendo três vezes no estrado da cama. 
O menino mais feliz do mundo depois do empate entre os melhores times e a vitória do futebol é esse do vídeo da TV Palmeiras. Ele não vai lembrar que foi 1 a 1, por mais inesquecível que tenha sido a festa no Allianz, e mesmo a do rival na véspera, nos aeroportos. Ele talvez não vá lembrar o nome dos amiguinhos em volta dele. O que ele comeu. Que Pokemon ele caçou. O que é Pokemon? Quem foi cassado. Que liberdade foi castrada. 
Na vida que ele vai ter ganhando, empatando e perdendo Palmeiras, o que o menino do boné gigante vai guardar dessa noite foi que ele viu o goleiro do nosso time. O ídolo número 1 que substitui o insubstituível Marcos número 12. O cara com dor de cotovelo por excesso de amor ao que faz pelos fãs. 
– É o Fernando Prass!
E os adultos se apequenando com o cheiro dos outros, com o fedor das atitudes de bandidos nas arquibancadas, com o destempero nas tribunas. 
A gente envelhece e perde o encanto pelas gentes e pelos jeitos. Mas esse olhar infantil nós ainda conseguimos ter pelos nossos. Vamos tentar elevar os espíritos e entender que os rivais também podem e devem olhar assim além dos muros e para as Muralhas deles. 
Não é só o Prass. São outros pra todos. Até alguns que serão suspiros fugazes como paixonites adolescentes. Mas shippar é torcer por um relacionamento como esse trolla todos os haters do futebol. 
Vamos olhar para nosso time e para o futebol de todos como esse enorme pequeno palmeirense olhou para o imenso Prass.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting