Topo

Blog do Mauro Beting

Chapecoense X Boca Juniors. A vida que seguiu.

Mauro Beting

05/12/2016 11h12

– Netinho, vem ver na TV seu pai!

– Bivovó, deixa eu brincar com meu IPhone 25!

– Vem cá! Vai passar seu pai e seu padrinho Thiago Jr. na TV!

– Eu vejo depois no UTubX. 

– Vem cá, Netinho. Tá mostrando uma história que aconteceu há quase um século… Olha só. Tinha um timaço chamado Torino… Era tetracampeão na Itália…  Caiu o avião dele em Turim… Foi em 1949. 

– Já vi, Bivovó. Meu pai sempre conta. Tinha um craque chamado… Como era mesmo o nome dele? 

– Tá mostrando agora. Mazzola. Valentino Mazzola. 

– Isso. Aí o filho dele também foi craque. Mas foi de outro time. Não sei qual. 

– Internazionale. Olha lá. Foi bicampeão europeu. Ganhou também uma Copa da Europa pela Itália… Em 1968… Olha só. Agora eu quero que você venha ver seu pai e seu padrinho na TV. 

– Eles estão com a camisa da Chape?

– Tão sim. (Longo silêncio). Vem ver seu avô. E também o pai do Thiago Jr. 

– Bivovó! Olha você lá. Por que você abraçou naquele dia o repórter?

– Porque naqueles dias a gente precisava abraçar todo mundo do jeito que o mundo todo nos abraçou, Danilinho… Olha lá o pai do Thiago Jr. sabendo pelos companheiros que ele seria pai dele… Já vi não sei quantas vezes esse vídeo… Sempre fico emocionada… Mas ao mesmo tempo sempre aprendo que a vida precisa seguir. E a gente precisa seguir vivendo e cuidando de quem precisa. 

– Vamo, Vamo, Chape!!! Meu pai já mostrou esse vídeo várias vezes, Bivovó. É muito bacana. Vou pegar a medalha que o meu vô prometeu dar pra ele. 

– Deixa pra depois do comercial, Netinho. Vai aparecer seu pai Lorenzo e o Thiago Jr.

– Olha o Carlinhos! Eu quero ser que nem ele. Ele era Indiozinho e depois agora ele trabalha na Chape. Será que eu consigo ser que nem ele ou como o meu pai e o meu avô?

– Por que não, Danilinho? Olha o que meu filho conseguiu na vida. Olha o que a Chapecoense nos deu. E nada disso é mais querido que você e o seu pai Lorenzo.

– Bivovó, será que a Chape ganha amanhã do Boca?

– Na Bombonera não é fácil, né? Mas eu confio nos meninos. O Lorenzo parece o pai no gol. Eu acho até que é melhor. O Thiago Júnior também é bom atacante que nem era o pai. O time é muito bom. Quem sabe?

– Como chama esse repórter, bivovó? Tá muito legal isso tudo.

– Vitu Chermont Neto. 

– Ele é filho?

– Todos são filhos, Danilo. Todos são nossos filhos. Você e eles nunca ficaram órfãos. Nós não deixamos. O mundo não nos deixou. 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting