Topo

Blog do Mauro Beting

A quadra é sua, Bernardinho 

Mauro Beting

12/01/2017 00h19

Bronze feminino, em 1996 e 2000. Assumiu o comando dos homens em 2001. Conquistou mais de 30 títulos em 16 anos. Dois ouros olímpicos (2004 e 2016), duas medalhas de prata (2008 e 2012), e três títulos mundiais (2002, 2006 e 2010). Mais oito Ligas Mundiais. 

Mudando o time. O jogo. O jeito. A cabeça. Os cabeças. As práticas. As peças. Os parceiros. Os métodos. Ensinando e cobrando. Exigindo e participando. Exagerando e exacerbando. Criando e copiando. Levantando, defendendo, atacando. Cortando bolas e asas. Participando dentro e fora. Vivendo. Sobrevivendo. Suando. Sabendo. Ganhando. Vencendo. Conquistando. 
E quase nunca perdendo. Na base da vontade de se preparar para a disputa sendo mais importante que a própria vontade de vencer. O resultado seria consequência desse profissionalismo passional. Desse amadorismo saudável ainda que doentio para quem vê de fora. E fica mesmo por fora. Difícil captar tudo que um sujeito que vai além do perfeccionismo pretende. Nas palavras dele:

– Sou um perfeccionista que sabe que a perfeição jamais será atingida. E, se isso fosse possível, também não gostaria de alcançá-la. Seria o fim dos objetivos e eu não conseguiria viver sem eles.
Não é o fim dos objetivos esta nova fase, Bernardinho. Mas saiba que todos nós não conseguiremos viver sem você para buscar o que você conseguiu com seus atletas: a perfeição no vôlei que foi muito além dos títulos em quadra. Virou exemplo de um Brasil capaz de ganhar também pelo planejamento e esforço, não apenas por jeito e talento.  

Obrigado. A quadra é sua. Volte quando e se quiser. 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting