Topo

Blog do Mauro Beting

A única torcida única que vale. A por Camacho. 

Mauro Beting

20/02/2017 10h00

Camacho, muito provavelmente você e Moisés se enfrentariam muitas vezes em Itaquera, nesta quarta. Certamente um duelo de ótimo nível e muito leal. Os dois sabem jogar. Respeitam e se respeitam. Como deve ser o futebol. Como é o Dérbi paulistano que, em maio, completa 100 anos. 

Em janeiro passado não imaginaria escrever isso de você e de Moisés. Vocês cresceram pelo talento que ganharam e pelo que conquistaram em campo. Dom que veio dos pais. Pais de Camacho que sofreram acidente doméstico no domingo. Pai que Camacho perdeu. Mãe que está no hospital com o irmão. 

Não há nada que se possa escrever, Camacho. Nada. Muito menos imaginar o que você está passando e sentindo. Além da oração e dos melhores pensamentos para quem não gosta de rezar, apenas o sentimento de filho, irmão e de pai. Imaginar que no clássico de Itaquera só terá uma torcida porque corações de titica preferem matar a viver pelo futebol. Bandoleiros que desuniformizaram estádios e ruas nesse estado de sítio que leva as autoridades incompententes do despudor público a adotar a "torcida única", que não é torcida, é burra como pensamento único, é falácia e falência. Institucionaliza a intolerância. Deseduca. Depaupera. Deprime. 

Pais que não podem levar filhos. E um filho como você que perde o pai agora. Desculpe falar de torcida única agora. Mas, Camacho, agora todos os corintianos, palmeirenses e outros torcedores torcem pela sua família. Essa é única. Essa é por amor, não por dor, nem temor. 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting