Topo

Blog do Mauro Beting

Müller, o livro aberto.

Mauro Beting

16/03/2017 17h26

ESCREVE ANDERSON OLIVIERI



Sem Müller nem fazer ideia de quem eu era, liguei para ele e perguntei, sem rodeios, se já tinha pensado em transformar os 20 anos de carreira em livro.  


Ele respondeu que sim. E que inclusive o Mauro Beting havia manifestado interesse em assinar a obra. "Sua biografia está em ótimas mãos, Müller. Mauro é um dos melhores textos do Brasil", disse-lhe já pronto para desligar.


"Anderson, mas tem tempo que o Mauro me disse isso. Veja com ele se ainda está de pé", sugeriu-me aquele que Luxemburgo elegeu como o jogador mais completo com quem trabalhou.


Foi aí que descobri que, embora onipresente, Mauro andava ocupado demais. Passava o dia correndo da rádio para a TV; da TV para o impresso; do impresso para o blog; do blog para os textos no Instagram; do Instagram para os livros que escreve; dos livros que escreve para os prefácios dos livros que escrevem…


Duplamente, ufa! Para ele e para mim, que acabei recebendo do Mauro o "vá em frente" mais desafiador da minha vida. Como corresponder a essa confiança? Como satisfazer a essa responsabilidade conferida por uma sumidade do jornalismo esportivo? Trabalhando, trabalhando e trabalhando!


E é isso que tenho feito desde janeiro de 2016, momento em comecei a coletar documentos que percorrem todos os anos da carreira de Müller e a fazer as entrevistas com personagens que o cercaram.


Parênteses: embora já suspeitasse antes, foi aí que confirmei o personagem incrível, de história surpreendente, polêmica e controversa, que tinha em mãos. Apaixonei-me ainda mais pela missão.


Bem, ao mesmo tempo em que garimpava tudo isso, buscava parceiros e patrocinadores que pudessem colaborar com essa fase de produção do livro. Em vão.


A alternativa, então, que me restava para não ter mais de despender de valores próprios era lançar uma campanha de crowdfunding, o que o fiz há 30 dias, oferecendo recompensas atrativas aos contribuidores.


Até aqui, a campanha alcançou 55% da meta, revelando assim duas verdades: a de que andamos bem e, por outro lado, a de que ainda temos longa estrada a percorrer.


Estrada que, desde o início, Mauro Beting tem andado junto comigo. Já divulgou no Instagram, no Twitter e agora, em mais um gesto nobre, o que, aliás, lhe é típico, abre espaço no blog.


Deixo, portanto, o convite a todos, para que conheçam o projeto e, gostando, contribuam:

https://www.kickante.com.br/campanhas/muller-biografia


E ao Mauro, parceiro de primeira hora do livro, carinhosamente digo: questo libro é per te, Maurone!




Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting