Topo

Blog do Mauro Beting

PQPaulinho-Parte 2! São Tite de Caxias. Uruguai 1 x 4 Brasil

Mauro Beting

23/03/2017 22h23

Três gols de um volante da Seleção? Quando?

Em 2012, o diário LANCE! saiu com essa manchete quando o todocampista corintiano fez de cabeça contra o goleiro vascaíno Fernando Prass o gol que classificou o time paulista na Libertadores que venceria de modo invicto.

Em 2017, o volante que praticamente só Tite ainda confiava para a Seleção, quando o convocou na primeira chamada do Brasil, marcou um gol estupendo de fora da área para empatar o clássico em Montevideo; no segundo tempo, estava dentro da área como nos melhores dias de Corinthians e Brasil (2012-13) para aproveitar o rebote de belo giro de Firmino; e, no final, estava de novo na área uruguaia para de peito fazer o quarto gol, em belo passe de Daniel Alves.

O terceiro gol foi um toque de gênio de Neymar, depois de ganhar na corrida de Coates, após um chutão de Miranda. Acontece. E ainda mais quando se tem o talento de Neymar para desequilibrar um time muito bem postado taticamente. Uma equipe que sabe o que faz e o que precisa fazer para não deixar o rival jogar. Brasil que tomou um gol de pênalti em infantilidade de Marcelo aos 8, e empatou no chutaço de fora da área aos 18. Seleção que mostrou que sabe também virar o jogo com categoria e sabedoria.

Uma Seleção que sabemos, de Alisson ao ausente Gabriel Jesus, quem joga. Como joga no 4-1-4-1. E como joga muito bem. Mesmo no Uruguai. Contra os hombres. E jogando com imensa categoria –  nem a ausência do artilheiro histórico Luis Suárez justifica a pancada brasileira.

Com um meio-campo notável com brasileiros que jogam na China. Palmas a eles, e a Tite que acreditou nos profissionais que se preparam como se fosse uma final de Copa.

(E bem que hoje já poderia ser uma final de Copa na Rússia…).

 

 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting