Topo

Blog do Mauro Beting

Rodrigo Caio fez só o que só ele fez.

Mauro Beting

16/04/2017 21h11

Os mais do que justos e dignos aplausos para a atitude de Rodrigo Caio, que assumiu um lance que cancelou o cartão amarelo que o rival Jô injustamente recebera do árbitro, merecem todos os elogios do mundo do futebol e do nosso mundinho infeliz. 

Mas é uma lástima que ele, que disse ainda mais corretamente que só "fez o que tinha de fazer" ao avisar o árbitro, seja caso raro – para não dizer único. Fazer o que é certo virou exceção. Obrigação é virtude. Atitude digna virou notícia quando deveria ser o norte, o mote, e, se bobear, vira ameaça de morte para o torcedor que grita "time sem vergonha" quando a equipe perde, que grita "bicha" para goleiro rival, que se bobear vai cobrar pela atitude correta do próprio jogador, e vai aplaudir quando atleta do seu time cava expulsão absurda do adversário. 
Sem clubismo ou fulanismo. Mas foi linda a atitude de Rodrigo Caio. E feio imaginar que seja manchete o que deveria ser praxe. 

Por mais atitudes como a dele. Que sirvam de exemplo. E que num futuro distante é utópico sejam apenas manchetes as atitudes contrárias, as milongas e mumunhas que podem ganhar pontos na terra, mas jogando a ética e moral do esporte a sete palmos. 

PS: Estou agora em Madri. Vou tentar ver o show da Ponte e a grande vitória corintiana para falar mais. Mais tarde volto. Até porque aqui são cinco horas a mais. 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting