Topo

Blog do Mauro Beting

Na cola do líder. Fluminense 0 x 2 Grêmio

Mauro Beting

15/06/2017 23h27

Escreve Gustavo Roman

Mais uma vitória do melhor visitante do campeonato. Mais três pontos da equipe que pratica hoje o melhor futebol do país. O Tricolor Gaúcho não foi brilhante. Como já não havia sido diante do Bahia. Mesmo assim mostrou organização,  disciplina tática, compactação e muita eficiência.

Abel Braga mandou o Fluminense a campo no 4-4-2. Matheus Norton e Wendel por dentro. Maquinhos Calazans e Richarlisson pelos lados. Gustavo Scarpa e Henrique Dourado na frente. Já Renato escalou o Grêmio num misto de 4-1-4-1 e 4-2-3-1. Michel ficava mais fixo na marcação. Maicon apoiava mais o ataque. Mas como não está ainda no melhor da forma física e técnica muitas vezes segurava atrás. Ramiro pela direita. Arthur centralizado. Pedro Rocha pela esquerda. No ataque, se movimentando o tempo todo, Luan.

Os donos da casa tentaram agredir no início. Porém, esbarraram na posse de bola do Imortal. Aos sete minutos, Edílson, de falta, acertou um pombo sem asa pra abrir o marcador. A partida ficou então mais ainda a feição do Grêmio. Com quatro dos cinco jogadores de meio de campo sendo volantes por natureza (muito embora alguns deles tenham ótima chegada a frente) o time se compactou, tocou a bola e praticamente não sofreu sustos na retaguarda. As duas exceções foram o gol bem anulado de Richarlisson e um bom chute de Henrique Dourado já nos acréscimos.

Abel voltou do intervalo com Lucas Fernandes na vaga de Léo. Marquinhos Calazans passou a ocupar a lateral esquerda. Tornando o Flu ainda mais ofensivo. Funcionou durante cinco minutos. Foram três finalizações e algumas boas jogadas nesse período. Conforme o tempo foi passando, no entanto, os visitantes voltaram a ter o controle do meio de campo e do jogo.

Renato sentiu o desespero da equipe carioca. Mudou seu time. Tirou Maicon e pôs Everton. Repaginou o Grêmio num 4-2-3-1 com o recuo de Arthur. E ganhou muita velocidade pelos lados. Em seguida, tirou o cansado Pedro Rocha e colocou Fernandinho. Passou a ameaçar cada vez mais a meta de Júlio César. Arthur, Luan e Everton perderam ótimas chances. Aos 34, Luan, em nova cobrança de falta, marcou o segundo e matou a partida.

O Flu terá que juntar os cacos rapidamente. Domingo já tem clássico contra um rejuvenescido Flamengo. Com tantos desfalques e com os últimos resultados será complicado elevar a moral de um grupo tão jovem.

Já o Grêmio navega em águas calmas. Segue na cola do líder, a apenas um ponto do Corinthians. Mas vem apresentando um futebol mais atrativo, mais encaixado do que o Timão neste momento. E daqui a duas rodadas, as equipes se enfrentam em um confronto direto que promete sacudir Porto Alegre. Tem tudo para ser o jogo da afirmação definitiva do Imortal Tricolor.

Escreveu Gustavo Roman

Veja a análise de Gustavo Roman 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting