Topo

Blog do Mauro Beting

Sem fazer esforço. Atlético Mineiro 2 x 0 Flamengo.

Mauro Beting

13/08/2017 18h38

ESCREVE GUSTAVO ROMAN

Antes do campeonato começar, tanto Atlético quanto Flamengo eram apontados por praticamente todos como dois dos principais favoritos a conquistar o título nacional. A previsão não se concretizou. Ambos venceram seus estaduais. Mas acabaram precocemente eliminados na Libertadores e não andam bem das pernas no BR-17.

Por isso, dava para sentir a tensão no Independência. O Galo foi a campo num 4-2-3-1. Com Adilson e Rafael Carioca como volantes. Elias centralizado um pouco mais à frente do habitual. Luan na direita. Cazares na esquerda. Rafael Moura na referência. Jayme de Almeida em seu último jogo no comando da equipe antes da estreia de Reinaldo Rueda escalou um 4-4-2. Márcio Araújo e Arão por dentro. Berrío e Everton Ribeiro nas extremas. Felipe Vizeu no comando do ataque.

O começo do jogo foi de pressão do Atlético. Porém, a primeira chance foi de Berrío, depois de receber bom passe de Geuvânio. Aos poucos, com mais homens no meio de campo e com muito mais disposição, os donos da casa foram dominando. Aos 15, Trauco, em jornada extremamente infeliz, cometeu pênalti infantil ao puxar Luan. Fábio Santos cobrou bem e abriu o placar. A partir deste momento, assim como acontecera diante do Vitória, o Flamengo se perdeu inteiramente. Dando ao adversário o controle total da partida. Mesmo sem ser brilhante.

Logo no começo da etapa final, o confronto se definiu. Aos seis, Trauco errou passe na saída de bola e foi expulso depois de parar o contra-ataque. Não deu nem tempo de Jayme recompor a defesa com a entrada de Renê. Antes que ele pudesse entrar para a saída do inoperante Geuvânio, Marcos Rocha roubou a bola no campo de defesa e fez lançamento longo. Justamente no espaço onde não havia lateral esquerdo. Réver perdeu no corpo para Luan, que cruzou rasteiro. A bola desviou em Rhodolfo e sobrou limpa para Rafael Moura fazer dois a zero.

Com um jogador a mais e dois gols de vantagem, o Galo tirou o pé do acelerador. Mesmo assim, se não fossem duas ou três boas defesas de Diego Alves, poderia ter ampliado. Para completar o dia infeliz dos visitantes, Jayme ainda mexeu mal na equipe. Sacou Berrío, que a rigor era o único que dava trabalho a retaguarda mineira e Vizeu. Colocou Cuellar e Vinícius Júnior. Repaginou a equipe num 4-4-1, com Arão na direita. Everton Ribeiro na esquerda. Cuellar e Márcio Araújo pelo meio e a jovem joia Rubro-Negra na frente. Não funcionou. Até porque Márcio Araújo errou demais na saída de bola, comprometendo toda a equipe.

Sem dúvidas, Rueda terá muito trabalho. O Flamengo é o time que chega em pior momento, dentre os quatro semifinalistas da Copa do Brasil. E pior, com os jogadores mais desgastados (Cruzeiro, Grêmio e Botafogo pouparam seus principais atletas na rodada), já que jogou hoje e quarta passada com o que tinha de melhor. Tarefa dura para o colombiano que precisa de tempo e paciência nessa missão no Rio de Janeiro.

Já o Atlético busca encontrar a tranquilidade e a confiança para voltar a fazer boa campanha. Sem outras competições, a equipe terá tempo para treinar e assimilar as ideias de seu treinador. O recomeço depois da eliminação na Libertadores foi promissor. Ganhou, sendo muito superior ao seu adversário. E isso sem fazer muito esforço.

ESCREVEU GUSTAVO ROMAN

Veja a análise de Gustavo Roman 

 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting