Topo

Blog do Mauro Beting

Borja! Palmeiras 2 x 0 Ponte Preta.

Mauro Beting

19/10/2017 22h54

Não lembro a última vez que Borja fez gol. Não lembro a última vez que o Palmeiras fez duas boas atuações (ainda que contra duas equipes em situação delicada). Não lembro a última partida de Arouca.

Mas lembro que torcer é isso. Acreditar que o melhor jogador da América em 2016 pode reencontrar o gol na bola espirrada, no belo balão que deu em Aranha, na bola que bateu na trave como tantas vezes o Palmeiras raspou e foi pra fora em 2017. E Borja, nem isso chegava perto.

Três minutos antes, a bola escapuliu do colombiano e Keno bateu muito bem. Coisa de fase. Keno está fazendo tudo direitinho. Borja, não.

Ou não mais?

Keno de novo foi ótimo. O melhor. Marcou o primeiro gol aos 27, em mais uma falha de Rodrigo, em lance nascido em arremesso lateral irregular pela bola na mão do atleta. Keno que participou de quase todos os oito lances de um Palmeiras que foi melhor que a Ponte no primeiro turno e muito melhor na segunda etapa.

Eduardo Baptista manteve o 4-1-4–1 dileto, com velocidade e contundência com Lucca e Danilo pelos lados, e Claudinho à frente. Mas os erros defensivos foram letais no primeiro tempo, e seriam mais ainda na segunda etapa. Quando o Palmeiras foi ainda melhor. A linha de zaga mais alta e marcando por zona, Bruno Henrique e Tchê Tchê pisando na área rival, Mayke e Egídio dando amplitude (e alguns sustos na esquerda), Moisés mais próximo dos três atacantes.

Em casa, o Palmeiras atuou no 4-2-1-3. Mesmo perdendo Willian com preocupante lesão muscular na parte posterior da coxa, Borja entrou com o tempo que ele não vinha merecendo na equipe.

Mas o torcedor que o apoiou e acreditou mereceu o gol e a boa atuação coletiva e também técnica. O palmeirense acreditou em Borja mais do que ele mesmo vinha acreditando.

Mas será que dá para acreditar ainda em mais coisas positivas no Palmeiras?

Difícil. Dificílimo. Como Borja passar agora a jogar tudo que não tem jogado em 2017.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting