Topo

Blog do Mauro Beting

Messi não merece Croácia 3 x 0 Argentina. Mas o mundo merece mais de Messi.

Mauro Beting

21/06/2018 19h08

 

… A Argentina teve três presidentes na AFA e três treinadores diferentes (diferentes mesmo) em três anos… O time com três atrás, quatro no meio e três na frente (quando não foram cinco em boas porções do primeiro tempo) nunca havia jogado junto como hoje enfrentou a arrumada Croácia desse monstro Modric… O primeiro tempo teve 4 oportunidades para cada lado (uma com Acunã sem goleiro, categoria e tranquilidade), as 4 croatas em contragolpes contra uma defesa desentrosada e tecnicamente discutível (uma delas com Mandzukic perdendo um daqueles gols de cabeça que ele não perde)… Rebic deveria ter sido expulso aos 38 do primeiro tempo por uma entrada maldosa… O mesmo cara que, aos 7 do segundo tempo, aproveitou uma bola mal passada pelo "goleiro que usa bem os pés (mas não as mãos…) Caballero e fez 1 a 0… A Argentina que entrou em parafuso e só então foi usar Dybala, apos 22 do segundo tempo… E quase nada criou até Modric acertar um chute daqueles e fazer 2 a 0 aos 34… Até um gol de começo de churrasco de Rakitic, aos 46, depois de uma bela cobrança de falta no travessão, pouco antes… Croácia que merece nota 8 pelo jogo contra 4, e olhe lá da Argentina… Croácia que variou do 4-3-2-1 ao 5-3-2 na marcação na primeira etapa contra um rival que se organizou (SIC) num 3-4-3, depois em um 3-1-3-3 que virou 0-0-0.

Acho que deu para entender mais ou menos o que foi o jogo que pode ter encaminhado a eliminação argentina do modo mais melancólico. Baita vitória croata. Isso não se contesta. Mega desorganização da Argentina que nada ganha entre os marmanjos desde 1993 (ainda que vice mundial na prorrogação para a Alemanha, em 2014, e duas vezes vice da América para o Chile).

E não sei se você reparou, mas eu não falei de Messi.

E agora não falo de quem não jogou.

Merece um post à parte.

Palavra de um messiânico órfão. Um cada vez mais convertido ao cristianismo ronaldista – embora coração de amante sempre tem lugar para todos que jogam.

Não, Messi. Eu não te larguei. Jamais te largo.

Mas não está fácil. Assim como a situação de seu time que pode ser eliminado num natural arranjo entre Croácia e Islândia.

Você não merece essa Argentina. Mas o mundo merece mais de você, Messi,

Veja a análise do jogo de Gustavo Roman

 

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting