Topo

Blog do Mauro Beting

O campeão é um nove falso

Mauro Beting

16/07/2018 11h56

O centroavante campeão do mundo não chutou uma bola na direção da meta adversária em 546 minutos.

Em pouco mais de seis partidas, nenhuma finalização contra 2m44 x 7m32. E uma bisonha em que Giroud, sozinho, mais tropeçou que finalizou pra fora um passe de Mbappé. O goleador que vem da ponta.

Ainda assim o comandante de ataque (ou comandante de defesa) foi importante taticamente para abrir espaços para quem sabe demais como Mbappé e Griezmann. E até para o todocampista Pogba. Fez paredes importantes. Além de algumas vergonhas.

O centroempreteiro que faz paredes merece alguns elogios por segurar zagueiros. Mas não todos.

Só em 1958, em seis partidas, o centroavante francês Fontaine marcou 13 gols. Dois a menos do que toda a França do pavoroso Guivarc'h (e dois ainda imaturos Henry e Trezeguet) em 7 jogos com duas prorrogações em 1998. Um a menos que a França do inerme Giroud em 7 partidas bicampeãs em 2018.

Depois de tanto pensarmos em falsos 9, enfim chegamos aos verdadeiros noves falsos.

Noves fora, os centroavantes sem bola e sem gols estão na moda.

Aceitemos ou não.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting