Topo
Blog do Mauro Beting

Blog do Mauro Beting

Vasco da Gama e da gente

Mauro Beting

2021-08-20T18:11:34

21/08/2018 11h34

FOTO: MILTON TRAJANO

Vasco da Gama encontrava-se em águas turbulentas e muito perigosas. Procurava sem saber ao certo como chegar ao caminho das riquezas e glórias do passado. Muita gente querida e outras nem tanto naufragou em outras jornadas mal planejadas, mal feitas. Gente que não era do ramo e nem do remo. Viagens de gente que viajava sem bússola, Norte, mapa, coragem, competência.

Cabo das Tormentas era o nome daquele pedaço que desafiava quem não tinha competência. Ou, se tinha, faltavam outros atributos. Já tinha sido singrado sem sangrar e soçobrar. Mas seguia difícil. Ainda mais com tantos problemas: os que estavam com Vasco tinham de enfrentar os próprios medos; transmitir confiança aos seus homens; conseguir que as suas tripulações não se revoltassem pela falta do básico; motivar os marinheiros para irem além das suas forças e capacidades.

Vasco conseguiu superar as Tormentas. Boa Esperança era o novo nome. Ele chegaria em 1498 até a Índia prometida. Inspirando 400 anos depois outra brava gente que há 10 anos convive e sobrevive com tempestades intestinas, fúrias interinas, intempéries impensáveis para quem conquistou tudo que Vasco superou. Menos alguns vascaínos da gema que desgraçaram o clube e dele não arredam as patas.

Vasco da Gama já venceu outras tormentas. Precisa de timoneiros firmes e retos, muita gente disposta a remar na mesma direção. E saber que o caminho é um só. O Vasco, também. Mas não de um só.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Mais Blog do Mauro Beting