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Blog do Mauro Beting

Furacão é o Athletico

Mauro Beting

12/12/2018 13h49

Da sua paixão, da sua casa, do seu nome, da sua torcida, do seu ídolo, das suas cores e credos, símbolos e semelhanças, quem entende, sente e responde é o torcedor. 

Quem tem a primeira e a última palavra é o torcedor. 

De fora, achei lindo o novo escudo do clube desenvolvido pela Oz de Giovanni Vanucchi. Branding do Furacão com os 4 ventos simbolizando inovação, rebeldia, entusiasmo e ambição têm tudo a ver com a proposta e as práticas do clube, além da alusão distante à letra F e à bandeira do Paraná. 

Lindíssima a nova camisa número um. 

Parece anos 90? No melhor sentido. Parece o Ibis ou a Honda? Não tem como fugir de parecer com alguém ou com algo. E parece mesmo com tudo que tem feito e desfeito o clube. Pro bem e pro mal. Pra pretensão ou pra projeção. E nenhum outro fez algo nem perto parecido. Mesmo os 12 grandes. 

Voltar o H ao Atlético não é inventar história. É contá-la. Respeitando-a. 

Não será uma letra que irá diferenciá-lo do Galo. Mas vai acabar ajudando no processo que começou há mais de 20 anos. E tem dado frutos e títulos. 

Eu não apostaria no Mundial em 2024. Nem o Real Madrid faria algo parecido. Mas a tentativa de sacudir o mundo como se fosse um Furacão é louvável. Desde que os pés permaneçam no chão, e a cabeça, no lugar. Afinal, se em 1995 eu e o mundo do futebol imaginássemos tudo que foi feito fora e dentro de campo no clube, e também desfeito pelo próprio Petraglia, diriam que éramos mais loucos do que ele. Mais pretensiosos do que ele. Mesmo assumindo a metáfora, essa conta vai ser cobrada. Mas é o preço que se paga pelo investimento. Vale. 

A Juventus mudou tudo para continuar a mesma. O Athletico mudou muito para ser diferente. Como se tudo mudasse mesmo depois de uma tempestade. 

Está valendo. Futebol implica risco. Jogo, mais ainda. E como o próprio clube assume, ou o seu dirigente único em todos os sentidos, "falem o que quiser da gente". 

E todos estão. 

PS: veja o video completo do lançamento da nova marca. Lá pelos 54min30s, portas abertas para o público ver o novo escudo, camisas, mascotes. Filmadas as pessoas se emocionando ou não com a exposição.

Uma Experience interessante até que se ouve em off, com aquela voz carregada de sotaque paranaense, engraçadíssima.

– Vendo Chevette 74! (Aproveitar pra fazer propaganda…)

Nada mais futebol. Nada que simbolize melhor os obstáculos que o futebol brasileiro precisa mais do que superar: compreender.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

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