Topo
Blog do Mauro Beting

Blog do Mauro Beting

A final da Copa São Paulo

Mauro Beting

23/01/2019 10h22

Eu estava na final da Copa São Paulo de 1992 entre São Paulo x Vasco. Foi o primeiro torneio que comentei pela TV (Gazeta). Foi a primeira final da categoria que fiz em rádio (Gazeta). Pela TV narrei a tragédia da morte de Rodrigo de Gasperi, 13 anos, no Majestoso semifinal no campo do Nacional, na briga entre torcidas. Um marco de sangue na violência submental.

Na decisão, o Vasco de Valdir Bigode e Leandro Ávila venceu nos pênaltis o favorito São Paulo de Catê e Alexandre. Os dois que seriam campeões da América no mesmo ano. Ambos morreriam em acidentes de carro. O goleiro Alexandre naquele mesmo ano. O veloz ponta Catê em 2011.

O reserva Doriva jogaria a Copa-98. Então não se imaginava capaz disso. O titular Emerson Pereira prometia mais no meio-campo tricolor.

Muita coisa muda. Para melhor como foi pra Doriva. Para pior como acabou não sendo a carreira de Catê. Ou a tragédia com Alexandre, que provavelmente mudaria a história de Rogério Ceni no Morumbi, e certamente a do São Paulo e do futebol mundial.

Não sabemos nada. E sei que ainda menos tenho ideia quando lembro que aqueles meninos que suaram no Pacaembu já beiram os 50, 27 anos depois.

O tempo passou e percebi. Só podiam ter me avisado antes.

Agora podemos apostar em Lucas Santos, abusado e hábil atacante do Vasco que só tem 1m64, mas joga e enxerga como gigante. Se ainda continuar no Vasco… Porque se o Vasco continuar assim, novos talentos vão continuar saindo a preço dos bananas que deixaram o clube assim.

No São Paulo pode ser Antony o nome. Tem talento. Sabe jogar. Se vai virar, ele e mais uma boa molecada, nem Pelé sabe.

A única coisa é que a gente envelhece. E aí enfim sabemos que não aprendemos nada. Mas mais do que a gente achava que sabia quando jovem.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Mais Blog do Mauro Beting