Topo

Blog do Mauro Beting

Gordon Banks

Mauro Beting

12/02/2019 10h47

Ele adorava futebol. Mas não para ser jogador. Ele gostava de ver. Mas não teve dinheiro para ir nem 20 vezes a um estádio quando jovem. Também porque cedo começou a embalar e carregar carvão em Sheffield. Quase sempre ia ver jogos amadores que não precisavam pagar. Num deles faltou goleiro e um conhecido perguntou se ele poderia jogar. Com as calças compridas sujas pelo carvão, manteve as redes limpas, como se fala por lá.

Ganhou um lugar na meta. Foi para um time organizado e na estreia levou 13 gols. Seguiu em frente. Pro Leicester. Pro English Team. Para ganhar o mundo em 1966. Para fazer a defesa do século na Copa de 1970. Quando Pelé já gritava gol, ele pulou para defender a bola indefensável e a jogar por sobre a meta do Jalisco.

Pode não ser o maior daquela era e de todos os tempos antes dos goleiros gigantes. Mas ele fez A defesa. Na cabeçada Dele. Entre o campeão de 1966 e o de 1970.

Sinômino de milagre. De goleiro. Gordon Banks. O da camisa amarela como a do Brasil. O número um vermelho. Um dos melhores números do futebol.

Eu era moleque e meu pai me falava dele. E eu fiz algumas defesas gritando Banks. Quando vi as dele, fiquei com vergonha de um dia ter citado o nome dele em vão.

O céu está cada vez melhor protegido.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting