Topo

Blog do Mauro Beting

Cássio! Racing 1 x 1 Corinthians.

Mauro Beting

28/02/2019 02h20

Gylmar dos Santos Neves e também do Corinthians fez chover por 10 anos no Parque São Jorge. Goleiro bicampeão mundial pelo Brasil e também pelo Santos. De uma época em que não há como comparar com os goleiros dos anos 80 pra cá. Mais altos com a mesma trave desde então. Mais ágeis e fortes e velozes. Melhor treinados por preparadores específicos.

Não tem como comparar. Mesmo quando na Argentina o também campeão da América e do mundo chegou ao mesmo número de partidas que Gylmar em 10 anos. Cássio desde 2012 é Corinthians com ótimo concorrente como Walter. Mas não tão qualificado como Cabeção que até à Seleção também chegou na Era Gylmar. Com o mesmo queixo de Cássio e Ronaldo. Com a mesma história de dedicação e defesa do Corinthians que tão bem defende. Até quando indefensável. Até quando a zaga falha tudo pelo alto e entrega a Cristaldo o gol da justa vitória na primeira etapa ao Racing que de novo foi melhor com apenas dois titulares.

Na segunda etapa, Love fez belo gol. Empatando um jogo em que o Corinthians enfim foi melhor. Embora hoje não seja mais time que o Racing favorito ao título argentino. E por isso poupado na ida e na volta com seu time focado na Argentina.

O Timão não tem nada a ver com isso. Mas de novo teve tudo a ver com Cássio na hora da decisão. Nos pênaltis classificatórios. Quando o quilométrico Cássio fica ainda maior do que já é na história do clube. E contando. E conseguindo até se comparar ao inigualável Gylmar que teve Cabeção pra tirar algumas partidas do currículo incomparável.

Mas agora igualado em jogos a Gylmar. Com mais títulos também porque são mais campeonatos. Com conquistas épicas em qualquer época. Com impressionante capacidade de superação até das limitações para quem dificilmente é superado.

O Corinthians segue na Sul-Americana graças ao remanescente da conquista da América em 2012 e da Recopa em 2013. Segue vivo pelo já imortal goleiro quase sempre protagonista de jogos decisivos em que nem sempre o Corinthians joga bem. Mas quase sempre se supera como Cássio para chegar lá.

O goleiro chegou ao número de jogos de Gylmar. Irá passá-lo em partidas. E só isso já é motivo pra festa mais do que merecida.

Depois dela é tratar de jogar mais. Porque é necessário. E preciso como Cássio desde 2012. E contando muito mais com quem tem muitas mãos.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting