Topo

Blog do Mauro Beting

Mundial a cada 4 anos? Tem certeza?

Mauro Beting

16/03/2019 11h41

Não tem mais como seguir com a fórmula atual do Mundial de Clubes. O campeão da UEFA quase sempre joga o torneio como se fosse jogo beneficente de Amigos do Cristiano Ronaldo x Inimigos da Imprensa e vence fácil o campeão da Libertadores, opa, o campeão african, epa, pode até ser o asiático campeão do país-sede…

Enfim, desde a proeza corintiana em 2012, e antes mesmo dela, não é mais garantia que o campeão da Libertadores ainda jogue a vida contra o campeão europeu que, por vezes, ganha o Mundial e demite o treinador campeão CINCO DEPOIS DIAS, como Rafa Bemítez, na Inter de 2010.

Não é culpa do torneio ou da fórmula em si. É da cada vez mais oceânica distância entre o primeiro e quase único mundo da bola e os fornecedores de pé de obra que não tem como se defender do assédio e nem como atacar os donos da bola e das boladas.

Algo precisava ser feito.

Mas Mundial de Clubes com 24 equipes e cada quatro anos?

Não.

A pergunta já se responde.

O torneio deve ficar muito interessante. Não se duvida. Mas e os outros anos? E os outros campeões? Um clube ganha uma Libertadores em 2022 e só vai ter a chance de conquistar o mundo em 2025?

Não é mesmo o melhor dos mundos.

O que fazer? Modestamente, deste cantinho aqui, e sem resolver "em definitivo", colocaria mais um europeu e mais um sul-americano na parada. Mais ou menos como o Mundial de 2000. E ainda o campeão mundial do ano anterior, tendo a chance de defender o título (caso ele já esteja como campeão continental, entra o vice; caso ele também já esteja como campeão continental, entra o terceiro colocado, e assim até se chegar a um clube que não tenha vaga adquirida)

Quais seriam os clubes a mais dos continentes mais importantes: além dos campeões da Champions e da Libertadores, os vencedores da Europa League e da Sul-Americana. O campeão mundial do torneio anterior entraria direto nas quartas. Enfrentando o vencedor da Sula OU da Europa League (um clube do mesmo continente; se o detentor do título mundo for de outra confederação sem ser Europa e América do Sul, seria por sorteio a chave).

Como acontece agora, os campeões da Champions e da Libertadores estreiam na semifinal.

Não é o ideal. Mas ainda é melhor do que um só torneio a cada 4 anos.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting