Topo
Blog do Mauro Beting

Blog do Mauro Beting

Renato Gremista

Mauro Beting

2026-03-20T19:14:45

26/03/2019 14h45

FOTO: LUCAS UEBEL

Ronaldinho Gaúcho jogou muito mais do que Renato Gaúcho. Mas não jogou mais pelo Grêmio. Não ganhou mais. Só se perdeu fora de campo. E não deverá ganhar como treinador o que Portauppi conquistou desde 2016.

Renato que foi quase todos os grandes no Rio. Jogou nos dois maiores de Minas.

Mas é Gaúcho. É Grêmio mais do que tudo.

Na história do clube, o maior ídolo.

No mundo, que outros craques conquistaram em campo e no banco o que ele ganhou?

Zidane no Real Madrid é um deles. Superando em 2017 na final mundial o próprio Renato que foi o senhor do Mundial tricolor de 1983 no Japão.

Zizou é gênio e Idolo merengue. Em campo e no banco. Como Renato no Gremio.

Johan Cruyff é isso tudo em campo e no banco no Ajax e Barcelona. Genial. Craque raro. Um dos cinco maiores da história.

Que outros como ídolos e também vencedores como treinadores?

Guardiola jogava muito no Barcelona. Mas não nesse nível de idolatria.

Ancelotti foi ótimo volante no Milan e grande treinador campeão. Também não.

Luís Aragonés foi monstro para o Atlético de Madrid e também como treinador.

Diego Simeone supera como treinador o volante colchonero. Mas também é forçar um pouco.

Marcelo Gallardo no River Plate é ótimo exemplo. Labruna também caberia. Como Carlos Bianchi no Vélez Sarsfield. Zagallo no Botafogo.

Renato é naturalmente ídolo. Um monstro.

Até pelo que irrita os rivais.

Merece mais do que os 4 metros de estátua.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Mais Blog do Mauro Beting