Topo
Blog do Mauro Beting

Blog do Mauro Beting

A defesa de Alisson

Mauro Beting

03/07/2019 09h02

Messi, lá de Madri, bateu uma falta no ângulo de Alisson, lá na Catalunha. Golaço. Obra Messi de prima. De tão longe e de tão Lionel. A ordem dos fatores não altera a genialidade naquele golaço do Barcelona nos 3 a 0 no Liverpool, na primeira semifinal da Champions deste ano.

Mineirão, semifinal da Copa América. Falta bem mais perto da área cada vez mais perto de ser vazada pela Argentina que jogou melhor e estava melhor. Messi bateu como Messi. No ângulo. Alisson defendeu como Alisson. Sem sujar uniforme. Como o seu mestre Taffarel. Não como goleiros cangurus que pulam sem saber o porquê. Que se esticam para ganhar frames nas fotos e likes para se acharem fodas.

Alisson, não. Fez como Neuer nas quartas de 2014 no Rio. Não tirou o pé do chão para espalmar uma bomba de Benzema no ângulo. Naquele momento diminuindo as chances materiais da França. E minimizando com respeito e técnica o moral alheio.

Não era prepotência. Apenas confiança. E gigantesco talento para fazer simples e fácil o que não é.

Alisson não apenas não sujou uniforme para nos defender. Ele atacou o moral do rival fazendo toda a força do Brasil para parecer que era a coisa mais simples da América. O que é sempre mais complexo. Tanto quanto é a tarefa dos que ainda insistem que ele não é o nosso número um. E seria o de muitos times.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Mais Blog do Mauro Beting