Topo
Blog do Mauro Beting

Blog do Mauro Beting

Paralelepípedo de craque

Mauro Beting

05/07/2019 08h32

Ótimos tempos em que o termo "um paralelepípedo de craque" se podia usar para um monstro destes tempos como Cristiano Ronaldo.

Hoje em dia se usam mais figuras de linguagem e matemática como "cone" para citar quem só faz número. Ou nem isso.

Também abusamos há mau tempo de formas deformadas de análise. "Quadrado mágico" você já ouviu. Mesmo se não fosse tanta magia. E até mesmo se não fosse quadrado. Apenas uma linha. Imaginária. Ou apenas imaginada.

Pepe, maior artilheiro humano do Santos, invoca os diabinhos para lembrar a peculiar geometria de Lula, treinador multicampeão pelo clube. Quando ele pedia a Pepe para que recuasse com Mengálvio para ajudar Zito no meio e fazer um "quadrado" na intermediária. "Não é melhor fazer um triângulo, mestre?", perguntava Pepe. "Você sabe o que estou dizendo", tudo encerrava a querela Lula (polêmico personagem de pouca cultura mas muitas conquistas) falando com o time que melhor jogava aquela esfera.

Não. Nem sempre entendemos a matemática, português e as lições de nossos comandantes e capitães.

Muitas vezes demanda um trabalho que não se pode defender por atacar as faculdades mentais e normais.

Até uma criança de 9, 10 anos sabe disso.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Mais Blog do Mauro Beting