Topo
Blog do Mauro Beting

Blog do Mauro Beting

25 anos do tetra pra acabar com 24 de seca

Mauro Beting

17/07/2019 18h28

Roberto Baggio é o melhor cobrador de pênaltis da história da Série A. Aproveitamento de quase 95%. Mas há 25 anos ele jogou a final em

Pasadena no maior calor em meus 52 com uma coxeira por 120 minutos. Tinha uma lesão muscular que o obrigou a chutar forte um pênalti que costumava bater colocado. Porque ele temia não ter força suficiente para fazer a bola vencer Taffarel.

Goleiraço brasileiro que garantira o empate sem gols e sem graça contra uma Itália esgarçada que se superava como o mítico Baresi, que fizera uma artroscopia no joelho DURANTE a Copa e se recuperara para não levar gols de Romário e Bebeto que comandavam o melhor time de 1994. Pressionado como 10 atletas de 1990 já tinham sofrido na Itália. Nenhum mais do que Dunga. Justo o capitão do título tão justo e correto quanto aquele time era correto e sofria críticas injustas. Pesadas.

Mas compreensíveis para um Brasil então na fila de 24 anos. Mas que fazia sofrer e irritar um pouco além da conta com uma Seleção de grande potencial, mas castrada pela camisa de força tática que limitava talentos e limava a armação da equipe.

Era um time muito bem armado defensivamente. Pragmático. Com a dupla de zaga reserva que manteve o padrão de excelência da titular dos lesionados Ricardos.

Nem o o outro Ricardo, o lesado presidente Teixeira, poderia atrapalhar o caminho e o tetra de Parreira e Zagallo. Na Copa que terminou num longo jogo insuportável como o calor no Rose Bowl, numa final

criminosamente iniciado ao meio-dia.

Faz 25 anos que o Brasil superou aquele fila de 24. O jejum foi mais longo que agora.

Obrigado, campeões.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Mais Blog do Mauro Beting