Topo

Blog do Mauro Beting

O novo Santos de Sampaoli

Mauro Beting

09/08/2019 18h26

ESCREVE Jefferson Oliva (*)

O Santos é mais líder do que nunca no Brasileirão. Em uma Vila Belmiro lotada, o Peixe goleou o Goiás por 6 a 1 e, com o empate do Palmeiras, o time comandado por Jorge Sampaoli abriu 4 pontos do rival e agora tem 32 pontos conquistados.

Para quem acompanha o time, é visível a evolução do elenco nas mãos do técnico argentino dentro do Campeonato Brasileiro. E não falo apenas dos resultados. Falo da forma de jogar, da parte tática e do repertório de criação de jogadas ofensivas.

Por incrível que pareça um dos fatores para isso é a saída de Jean Lucas, vendido pelo Flamengo ao Lyon, Com o meio-campista, o Santos atuava menos vertical, cadenciando o jogo na maior parte do tempo. A equipe tinha grandes dificuldades contra times fechados e a transição meio-campo/ataque era lenta.

O Santos pós-Copa América é mais vertical. A bola passa menos pelo meio e mais pelos lados de campo. Sampaoli vem utilizando os dois laterais esquerdos, Jorge e Felipe Jonatan, juntos, para auxiliar Soteldo na criação de jogadas.

Vale ressaltar que Jean Lucas era uma peça muito importante, que faz falta e certamente o fará até o fim da temporada. Como a diretoria não contratou um substituto do volante, as alterações da forma de jogar são méritos de Sampaoli e da comissão técnica, que implementou as ideias e o elenco absorveu e está colocando em prática nos jogos.

A forma do Peixe atuar lembra o Liverpool, campeão da Liga dos Campeões 2018-2019. O time inglês costuma jogar usando muito a trinca de atacantes para a criação de jogadas ofensivas. Assim como o Santos, o Liverpool não tem um armador nato, um camisa 10 para articular e armar as jogadas de ataque.

O Liverpool atua com uma trinca de volantes que atacam e defendem. Henderson, Milner e Wijnaldum compõe o meio-campo do time de Jurgen Klopp. Na goleada frente ao Goiás, o time santista atuou da mesma forma, com Pituca, Sanchez e Felipe Jonatan, este último atuando pelo lado esquerdo.

A troca constante de posições no trio de ataque é outra característica dos Reds. Os atacantes Salah, Mané e Firmino costumam trocar de posição o tempo inteiro. Quem acompanhou os últimos jogos do Santos vai perceber a mesma movimentação entre os homens da frente.

Para terminar acredito que essa seja a melhor forma do Santos atuar. Creio que seja a forma mais eficiente de jogar em um campeonato onde somar pontos dentro e fora de casa é essencial para a conquista deste título nacional, que não vem desde 2004.

ESCREVEU JEFFERSON OLIVA

(*) Jefferson Oliva é conselheiro eleito e ouvidor do Santos Futebol Clube no triênio 2018-2020.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Blog do Mauro Beting